URI apresenta prospecção de projetos em convenção da Amzop
Prefeitos e vices eleitos para a gestão a partir de 2025 participaram da reunião na sede da associação, em Seberi
A Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) promoveu no dia 3 de dezembro a 1ª Convenção dos Prefeitos e Vices Eleitos, para a gestão a partir de 2025. Na oportunidade, a diretora geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, pôde falar com os futuros administradores sobre “Prospecções de projetos aos municípios”, por meio da universidade.
Cada representante do município recebeu um documento que apresenta a universidade, com foco no ensino, pesquisa e extensão, além dos serviços e possibilidades de atividades conjuntas. “Propomos várias parcerias envolvendo os Planos Diretores Municipais e o apoio às ações das secretarias que vão compor as atividades de governança de cada prefeitura. Estamos à disposição para receber os futuros mandatários na nossa instituição, como já estamos recebendo alguns prefeitos da região. Além disso, queremos agradecer a disponibilidade da Amzop, que cedeu este espaço para que pudéssemos participar da convenção, momento relevante para alinhar os processos das futuras administrações da nossa região”, frisa Elisabete.
Em seguida, os prefeitos e vices eleitos ainda participaram de palestras sobre Legislações, Cuidados, Transição de Mandato e Montagem de Equipe; O Papel do Controle do Controle Interno e Sua Importância para a Administração; Governança Pública e os Principais Apontamentos do Primeiro Ano de Mandato; Os Cuidados a Serem Tomados Pelos Novos Gestores Públicos em Seus Mandatos do Ponto de Vista do Ministério Público e também ouviram sobre as atividades do Codemau.
O que consta no documento da URI
Dentre as atividades da universidade informadas aos gestores, constam os serviços, que atendem a comunidade regional, como os Laboratórios de Análise de Solos, de Alimentos, de Clínica Animal, de Águas e Efluentes e de Análise de Qualidade do Leite.
Com sua missão de contribuir com o desenvolvimento regional, a URI propõe a realização de projetos em parceria com os municípios, prevendo ações em todas as Secretarias do Executivo Municipal, incluindo apoio aos projetos de ensino, pesquisa e extensão, em especial a constituição de planos regionais, com participação de mais municípios, na perspectiva do que propõe o Plano de Desenvolvimento da Instituição; contratação da URI para a realização das formações em programas locais e governamentais, através do grupo de Extensão; contratação da URI para a estruturação e atualização do Plano Diretor, diante do cenário futuro de cidades inteligentes; implementação do município para uma política junto à Cátedra da UNESCO, a qual a URI tem constituída como uma “Cidade que educa e transforma”, através da Secretaria de Educação; a elaboração dos Planos Municipais é condição necessária para os municípios terem acesso aos recursos da União, destinados a várias áreas (educação, saúde, Defesa Civil, habitação, saneamento e meio ambiente, entre outras); atividades formativas que a URI pode desenvolver com Termos de Convênio; prestação de serviços, por meio da Clínica Escola de Fisioterapia, dos Laboratórios Escola de Análises Clínicas, de Engenharias, de Materiais de Construção Civil, de Topografia e Geodésia e de Solos e Pavimentação.