Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI bem representada em evento sobre Neurociências e Educação

O 3º Seminário Nacional de Neurociências Aplicadas à Educação: Habilidades Cognitivas e Socioemocionais (Senaed), organizado pela FURG e realizado em Rio Grande, nos dias 11 e 12 de agosto reuniu estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da Educação e da Saúde, para refletir sobre a complexidade dos fenômenos educacionais.
Segundo a professora Rosane Ferrari que acompanhou o grupo de acadêmicos da Pós-Graduação em Psicopedagogia e de graduação em Pedagogia, um dos destaques foi "a importância das discussões propiciadas pelo evento para repensar os processos de aprendizagem e as metodologias educacionais, considerando a complexidade dos fenômenos educacionais, da importância do pluralismo de opiniões e da necessidade de oferecer elementos que contribuam para o desenvolvimento social”.
O evento contou com a palestra “A neurociência e a Educação no século 21”, ministrada pelo professor e Coordenador do curso de Neuropsicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ramon Cosenza, teve na programação temas como os “Aspectos socioemocionais na e da docência” e “Emoções”, proferidas pelas professoras da FURG, Fernanda de Carvalho, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Renata Rossat.
“Transtornos de Aprendizagem e Inclusão na Escola”, ministrada pela professora Helena Corso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) e ainda “Autismo: de que deficiência estamos falandos”, por Gabriela Araújo; "Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado e Desenho Universal para a Aprendizagem”, por Rita Bersh; “Arte e Neurociências”, proferida pela professora da UFRGS, Carmem Gottfried; e “Aspectos socioemocionais e as funções executivas”, com participação da professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Rochele da Fonseca.
Além das palestras, também foram apresentadas as pesquisas das acadêmicas do curso de Pedagogia da URI, Josiane Ballin, Natana Fussinger, Rejane Souza da Silva e Raquel da Silva Brochier, que tiveram os trabalhos aprovados para o evento.