URI completa 30 anos de ensino, pesquisa e extensão

Em comemoração às três décadas da universidade, trajetória e visão do futuro são os destaques

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
17/05/2022

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões acredita que o conhecimento tem o poder de transformar vidas, descobrir novos horizontes, criar oportunidades e promover o desenvolvimento regional. Ao completar 30 anos, em 2022, a URI reconhece sua história como construída pelas histórias de toda a comunidade e pessoas que já fizeram parte dessa caminhada.

Foi devido à busca pelo conhecimento e pelo saber por parte da comunidade frederiquense e regional que a jornada da URI iniciou, resultando na criação da universidade em 19 de maio de 1992 e possibilitando 30 anos de trajetória. A Universidade Regional Integrada foi pioneira no ensino superior da região, sendo, por muitos anos, a única instituição. Além disso, ela também carrega o pioneirismo da descentralização do ensino superior, que na época se concentrava apenas nos grandes centros, como as capitais.


Criação da universidade

A história da URI começa no final da década de 60, com a Fundação de Ensino Superior do Alto Uruguai (Fesau), instituição que trouxe o ensino superior à região há mais de 50 anos, iniciando com o curso de Letras e, posteriormente, implantando Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia.

A partir do final dos anos de 1980, juntamente com outras fundações, existentes em Erechim e Santo Ângelo, o interesse no avanço do ensino com a criação de novos cursos, maior infraestrutura, autonomia e a possibilidade de ampliar ainda mais a formação dos quadros profissionais da região, fez com que essas instituições se unissem na construção de um projeto de universidade multicampi, que gerou a URI. Com o tempo, Santiago, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga, também foram agregados à URI.

Ao ser constituída, a URI foi determinada como uma Universidade Regional e Integrada, pois traz em sua concepção e história a criação dela pela própria comunidade. Portanto, o papel comunitário da instituição é sempre ressaltado, buscando cada vez mais desenvolvimento para os municípios da região.


A URI e a comunidade

Desta forma, a universidade se tornou um patrimônio da comunidade regional, fundamental para desenvolvimento econômico, político, educacional, social e cultural de Frederico Westphalen e região. Somente o câmpus de Frederico Westphalen já formou mais de 14 mil alunos, possibilitando novas oportunidades de desenvolvimento para o município e região por meio do conhecimento aplicado à realidade. Outros números também são significativos, como os projetos de extensão com bolsistas que ultrapassam os 230 (iniciados em 2021) e os projetos de pesquisa que somam 1.643 (iniciados em 1994). Além disso, somente em 2021 a movimentação financeira gerada pela URI foi de mais de R$ 30 milhões, reforçando sua força e razão de ser universidade.

Atualmente, o câmpus de Frederico Westphalen possui 19 cursos de graduação presenciais, 14 cursos de graduação na modalidade a distância, sete cursos de pós-graduação presenciais, cinco cursos de pós-graduação a distância, o Programa de Pós-Graduação em Educação com Mestrado e Doutorado, e a Escola de Educação Básica, que oferece ensino médio.

A universidade é reconhecida pela excelência do ensino, pesquisa e extensão, além da prestação de serviços clínicos e laboratoriais à comunidade. Promove a internacionalização por meio de convênios com diversos países do mundo, cursos de especialização, eventos nacionais e internacionais, convênios com prefeituras e empresas.

Segundo a diretora acadêmica da URI, Elisabete Cerutti, a universidade compreende sua capacidade e dever de levar a ciência para a vida das pessoas. “A importância da URI é inegável, justamente pelo efeito que traz à comunidade regional, oportunizando transformações e impacto do ensino superior referente ao desenvolvimento dos municípios, para que possam alcançar melhor crescimento e qualidade de vida”, acrescenta Elisabete.

A diretora geral da URI, Silvia Regina Canan, comenta que o caráter regional da universidade permitiu processos de sucessão nas empresas e propriedades rurais, a formação de lideranças políticas, a qualificação de professores que contribuíram, ainda mais, com a aprendizagem dos alunos, a formação de profissionais da saúde, das áreas tecnológicas e das engenharias, o cuidado com as pessoas pela área das humanidades.

- Se olharmos sob essa perspectiva, veremos que uma universidade como a URI teve e tem um significado que vai além de formar pessoas. Ela, efetivamente, possibilitou que a região seja reconhecida no mapa do crescimento econômico, na qualidade de vida, do empreendedorismo, da educação, do desenvolvimento das propriedades rurais, enfim, a URI faz parte da história de mais de 50 municípios do RS e de SC - explica Silvia.


O futuro da universidade

A universidade é feita, acima de tudo, para seus alunos. A URI sempre buscou priorizar o estudante e sua formação, constantemente aperfeiçoando processos, conhecimentos, promovendo formações e estudos, no desafio de oferecer o melhor ao acadêmico.

Pensando em todas as histórias que ainda podem ser transformadas por meio do conhecimento adquirido na URI, a instituição busca sempre se renovar e trilhar um caminho de sabedoria, desenvolvimento e humanização.

O diretor administrativo da universidade, Ezequiel Plinio Albarello, destaca a importância de construir um futuro de qualidade. “Vejo a URI sempre com um olhar de futuro, qualificando cada vez mais os alunos que são os futuros profissionais que atuarão no mercado, oferecendo sempre ensino, pesquisa e extensão, assim, desempenhando seu verdadeiro papel de ser universidade”, frisa o diretor.


Comemoração

Marcando as três décadas, diversas ações estão sendo desenvolvidas durante o ano. Uma delas acontece na quinta-feira, 19 - feriado na URI -, às 19 horas, no Salão de Atos. A atividade que marcará os 30 anos com o público interno, será um evento de homenagens aos colaboradores da universidade que estão há 10, 20 e 30 anos na instituição. Além disso, será lançado o documentário e a revista que registram esta trajetória. Após, será servido coquetel aos convidados. Outra comemoração será na terça-feira, 17, uma homenagem à universidade na Câmara de Vereadores.