URI conta com Núcleo de Internacionalização

Resolução publicada no início do mês oficializa a criação do NIURI.

URI FW
Imagem Notícia

Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - Setor de Comunicação URI/FW e Gherusa Cassol – Reitoria
17/12/2019

A reunião do Conselho Universitário da URI – CUN, realizada no dia 28 de novembro, marcou a criação oficial do Núcleo de Internacionalização da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. A partir deste ato, foi constituída a Resolução 2734 que institucionaliza o Núcleo na Universidade e estabelece as atribuições e integrantes.

 

De acordo com a professora Neusa Maria John Sheid, Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Gradução a criação do NIURI reforça e valoriza as ações já desenvolvidas pela IES.

 

“A URI, desde a sua criação, sempre fez atividade de internacionalização. Tanto enviando professores e estudantes para o exterior, quanto recebendo professores e estudantes do exterior em suas unidades. No entanto nós não tínhamos um Núcleo de Internacionalização. Com o NIURI e ao institucionalizar essas ações, nós teremos melhores condições de fazer desde as parcerias, os convênios com as universidades estrangeiras e delas conosco, mas também poderemos acompanhar melhor as atividades em todos os Câmpus. São seis unidades que têm atividades e por outro lado, a divulgação também ficará facilitada”, explica a Pró-Reitora.

 

Um dos objetivos a ser alcançado com a criação do NIURI é mostrar para a comunidade todas as atividades de internacionalização que desenvolvidas e como a Universidade trabalha anualmente para ampliar todas elas.

 

A professora destaca ainda que com o Núcleo, ficam melhores e maiores as oportunidades da URI conseguir junto as agências de fomento acesso aos editais que garantem vagas e bolsas de incentivo ao intercâmbio estudantil.

 

“Isso também é bom, porque a gente poderá conseguir mais editais que financiem este tipo de atividade”, disse Neusa.

 

Desde 2016, mais de 40 acadêmicos da URI já participaram de atividades de internacionalização, com viagens e estada para cursar um semestre da graduação em Universidades na Itália e em Portugal.

 

Confira as imagens: