Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI coordena seminário no Uruguai

A URI em parceria com o INSUR (Instituto Universitário de Educação Superior do Uruguai) coordenou o “Iº Seminário Latino-Americano de Educação Superior em Perspectiva Comparada” – Iº LESPEC. A iniciativa entre os dois países foi capitaneada pelos professores Dr. Enrique Martinez (Uruguai - INSUR) e Dra. Cláudia Batesttin (PPGEDU - URI Frederico Westphalen).
O evento ocorreu em Montevidéu nos dias 1º e 2 de novembro. Estiveram presentes representantes de instituições de ensino superior do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, México e República do Congo. O instituto uruguaio oferece mestrado no Congo, por isso a participação deste país.
O objetivo do evento visa congregar programas de pós-graduação Stricto Sensu para desenvolver ações comuns sobre pesquisa, intercâmbio de professores universitários e produção científica.
De acordo com o pró-reitor de Ensino da URI, professor Arnaldo Nogaro, a partir deste primeiro seminário “abrem-se possibilidades de ampliação do intercâmbio de professores de programas de pós-graduação e desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, com ênfase na educação”.
Conforme o pró-reitor esta relação internacional reforça as ações para a busca de financiamentos junto aos órgãos de educação dos países, pois esta modalidade de troca de experiências com outros países é muito bem vista pelas autoridades, porquanto trata de temas diretamente aos interesses dos países latino-americanos.
Ainda de acordo com o pró-reitor Arnaldo Nogaro, já existem ações de intercâmbios, mas este primeiro seminário integrado com vários países projeta a realização de “ações em rede”, atividade que se vê facilitada e fortalecida proporcionada pelo avanço das ferramentas de tecnologia.
Pelo Brasil, além da URI, estiveram presentes representantes da Unochapecó, UNIARP, UDESC, UNINTER, UNIPLAC e Universidade Federal do Recôncavo Baiano.
O professor Arnaldo Nogaro participou ainda de mesa redonda com uma representante da UNESCO, o diretor do INSUR, uma representante da Argentina e a responsável pelas políticas de formação profissional do Ministério da Educação do Uruguai.
O 2º seminário já ficou agendado para julho de 2017, novamente no Uruguai. “Depois o evento deve visitar a cada ano outros países na América Latina”, disse o pró-reitor da URI, Arnaldo Nogaro.