URI desenvolve ações em prol da comunidade
Em 2024, milhares de atendimentos foram realizados por diversos cursos de graduação
A URI tem como uma de suas metas formar profissionais qualificados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Para tanto, oferece uma formação profissional de qualidade, desenvolvendo competências e habilidades por meio da articulação entre teoria e prática, garantindo formação humanística e propiciando condições que permitam ao aluno aprender e pensar de forma independente e crítica. Para alcançar isso, desenvolve suas atividades por meio do ensino, pesquisa e extensão. Dentro destas áreas, realiza inúmeras ações voltadas também à comunidade.
Conheça algumas dessas atividades:
Pedagogia
Com o projeto “Música na brinquedoteca hospitalar: notas de vida” são promovidas atividades com música para cada fase do desenvolvimento, de acordo com as crianças que estiverem hospitalizadas. Para isso, foi organizado um espaço na Brinquedoteca do HDP para a realização de atividades musicalizadas. No local, a criança tem contato com a cultura e a alegria, auxiliando também na sensibilidade, humanização, desinibição, socialização e comunicação. Ainda, através da iniciativa, é oferecido apoio aos pais no cuidado com os filhos, proporcionando, no tempo em que estiverem no hospital, o contato alegre e dinâmico que a música oferece. Somente em 2024, cerca de 120 pessoas foram atendidas.
Psicologia
Com o intuito de fortalecer seu caráter comunitário, a URI/FW, através do curso de Psicologia, proporciona diversos serviços psicológicos que beneficiam a comunidade. Entre eles, está a Clínica-Escola que atende pessoas de Frederico Westphalen e região, alunos e funcionários da instituição. Esta prática é desenvolvida pelos estagiários, sob a supervisão das docentes do curso.
Para usufruir dos atendimentos, a pessoa precisa realizar um cadastro na clínica, localizada no subsolo do prédio 10, na URI/FW. Cada caso é avaliado em suas particularidades e um dos critérios para a adesão ao serviço é a análise da renda per capita. A Clínica-Escola, atualmente, tem direcionado suas práticas àqueles que possuem como renda de até R$ 1 mil por membro da família que habita o mesmo espaço. O valor de cada atendimento é de R$ 20.
O espaço de estágio conta também com o Programa de Acolhimento Psicológico ao Universitário, que tem por objetivo proporcionar, por meio da psicoterapia, suporte, acompanhamento e orientação aos acadêmicos, na busca para solucionar dificuldades que interferem no bem-estar, promovendo saúde mental, incentivando a reflexão e o autoconhecimento. Nesses casos, o custo de cada atendimento é de R$ 10, independente da renda. Cada caso é avaliado de forma singular e os usuários do serviço podem permanecer em atendimento na Clínica-Escola ou serem encaminhados à rede pública ou privada.
Além dos serviços de psicoterapia e avaliação psicológica disponibilizados na clínica, o curso de Psicologia conta com outros projetos que visam beneficiar a comunidade, como o Centro de Orientação Profissional, que tem como público principal jovens que estão concluindo o Ensino Médio. O intuito é possibilitar àqueles que desejarem, um espaço de busca pelo autoconhecimento, fortalecendo sua escolha profissional, tornando-a mais consistente e madura. O processo de orientação profissional, geralmente, é desenvolvido no decorrer de cinco encontros – semanais ou quinzenais –, nas escolas que demonstram interesse e solicitam este trabalho.
Outro projeto consiste nos serviços ofertados pelo Espaço de Assessoria Psicológica. Qualquer organização, seja pública ou privada, que encontra dificuldades e reconhece a necessidade de um profissional para auxiliar no progresso da instituição, pode solicitar gratuitamente a assessoria.
Este processo pode ser realizado em diversos locais, como escolas, empresas, unidades de saúde, entre outras, e de várias formas, variando de acordo com a demanda do solicitante e análise realizada pelas estagiárias. É um projeto que visa à resolução harmoniosa dos conflitos encontrados nas organizações, bem como o fortalecimento da autonomia das pessoas que as constituem. Para isso, promovem-se espaços de reflexão acerca das demandas atuais, priorizando os seus próprios recursos.
Ainda, por meio do curso de Psicologia, é mantido o Centro de Práticas Psicossociais, criado em 2009. Através de um trabalho interdisciplinar entre os cursos de Psicologia e Direito da URI/FW, os envolvidos buscam atender a demanda de casos encaminhados à Delegacia de Polícia devido a situações de violência contra a mulher.
Os atendimentos acontecem de forma interdisciplinar, de maneira a acolher e auxiliar as pessoas, preservando aspectos individuais de cada uma, procurando oferecer o melhor direcionamento a cada situação.
O objetivo das intervenções é promover uma prática psicossocialeducativa sobre violências com o intuito de evidenciar formas de precaver e conduzir tais situações, além de propiciar a reflexão frente às questões de violência, estimular a quebra de ciclos e uma mudança na forma como os indivíduos se relacionam.
Para esclarecer dúvidas e solicitar qualquer serviço mencionado, o telefone de contato é (55) 3744.9279.
Ciências Contábeis
Mensalmente, uma equipe do curso de Ciências Contábeis da URI/FW realiza pesquisa de coleta de preços de diferentes marcas de 51 produtos, em seis supermercados de Frederico Westphalen. O intuito é demonstrar a elevação ou diminuição dos produtos da Cesta Básica, que somam 13 itens necessários à alimentação diária do trabalhador adulto: feijão, arroz, farinha, pão, carne, leite, açúcar, banana, óleo, margarina, tomate, café e batata. Este é um serviço oferecido à comunidade, como forma de demonstrar os produtos que tiveram elevação ou diminuição de preços..
Enfermagem
O Curso de Enfermagem da URI/FW como parte integrante de uma universidade comunitária está sempre inserido de forma acentuada dentro da sociedade. No ano de 2024, este curso, que comemorou seus 22 anos, manteve sua tradição de colocar seus acadêmicos e professores junto às comunidades, por meio do desenvolvimento de ações e programas, que buscam proporcionar aos acadêmicos vivências e aprendizados, bem como promover retornos significativos às pessoas por meio de atividades acadêmicas e institucionais que tragam repercussões positivas.
Fazendo parte destas ações, somente no ano passado o curso desenvolveu só em atividades teórico-práticas junto a Unidades de Saúde dos municípios da região, mais de duas mil horas. Foram atendidas pelos acadêmicos e professores do curso, mais de mil pessoas diretamente. Os feitos foram realizados também em escolas, instituições e empresas da área de abrangência das UBS, contemplando as mais diversas faixas etárias, com projetos que vão desde a prevenção de acidentes de trabalho até orientações sobre sexualidade e higiene.
Também, o curso desenvolveu ações com a comunidade de Curricularização da Extensão dentro de várias disciplinas da graduação. Estas atividades têm por enfoque a participação, a solidariedade e a cooperação, e aprimoram a construção de novos saberes. É, também, através da extensão, que o acadêmico se desenvolve como ser humano, ensina enquanto aprende, fortalece suas potencialidades, torna-se mais confiante e seguro de si e fornece um retorno às comunidades.
Assim, o Curso de Enfermagem da URI está sempre envolvido com a sociedade e presente com ações em mais de 10 municípios da região. É o ensino que muda a vida das comunidades e constrói profissionais enfermeiros conhecedores das realidades.
Fisioterapia
Através do curso de Fisioterapia é realizado o estágio em Fisioterapia Neurológica. Somente em 2024, foram feitos aproximadamente 950 atendimentos junto à Clínica-Escola de Fisioterapia da URI/FW. Essa especialidade é voltada para o tratamento de disfunções no sistema nervoso central e periférico, abrangendo doenças como AVC, esclerose múltipla, parkinson, paralisia cerebral e lesões medulares, entre outras. Na comunidade, o impacto desses atendimentos vai além da recuperação física individual. A reabilitação ajuda os pacientes a recuperarem ou maximizarem sua funcionalidade, promovendo independência nas atividades diárias, o que diminui a necessidade de auxílio constante e melhora a autoestima e o bem-estar geral. Além disso, essas melhorias têm um reflexo direto na redução da sobrecarga emocional e financeira sobre os familiares e cuidadores, fortalecendo a dinâmica familiar. Outro benefício significativo é a inclusão social. Ao trabalhar para restaurar habilidades motoras e cognitivas, a fisioterapia neurofuncional possibilita que os indivíduos participem mais ativamente em atividades sociais, educacionais e profissionais, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e diversa.
Além disso, o curso realiza atendimentos à comunidade relacionados a diversas patologias musculoesqueléticas, como dores ostearticulares e miofasciais, pós-operatórios e disfunções pélvicas. As aulas que abrangem a disciplina Disfunções Musculoesquelética são amplas e permitem ao aluno vivenciar inúmeras situações, as quais moldarão o seu perfil profissional de forma positiva. As atividades realizadas pelos alunos e estagiários do curso de Fisioterapia ocorrem durante a semana, com orientação da professora supervisora do estágio. Em torno de 2,2 mil pacientes são atendidos na Clínica-Escola de Fisioterapia. Os atendimentos são realizados de forma individualizada, permitindo ao acadêmico aplicar o seu aprendizado de forma precisa, qualificada e humanizada, incluindo a aprendizagem teórica e prática de forma integral.
Ainda, ao longo do ano de 2024, no estágio em Fisioterapia Cardiorrespiratória os acadêmicos realizaram aproximadamente 405 atendimentos à comunidade na Clínica-Escola. As patologias mais prevalentes foram doença pulmonar obstrutiva crônica, pós-operatório de cirurgias cardíacas, hipertensão arterial sistêmica, asma, insuficiência cardíaca, arritmias, entre outras. A prática nesse estágio vai além de um aprendizado técnico, é uma oportunidade de transformar vidas e promover saúde na comunidade. Este atendimento é essencial para ampliar o acesso a tratamentos que podem prevenir complicações, melhorar a qualidade de vida e reduzir a sobrecarga no sistema de saúde. Por meio de avaliações personalizadas e intervenções práticas, como exercícios respiratórios, técnicas de reabilitação e orientações educativas, os acadêmicos se aproximam das necessidades reais dos pacientes. Esse contato direto fortalece a relação entre conhecimento acadêmico e prática humanizada, beneficiando tanto os futuros profissionais quanto a comunidade atendida.
Além disso, o curso realiza diversas ações na comunidade, tanto em projetos de extensão ou curriculares. Dentre eles, está o atendimento a pessoas idosas desde 2018, com as aulas práticas da Disciplina de Fisioterapia em Gerontologia e com o estágio supervisionado no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo – uma instituição de Longa Permanência, que atualmente acolhe mais de 50 pessoas. As atividades são realizadas pelos alunos, no mínimo, duas vezes na semana, com orientação da professora supervisora do estágio. São realizados atendimentos de fisioterapia individuais e em grupo, tendo este como um espaço de aprendizagem teórica, prática e acima de tudo com ênfase no cuidado humanizado e integral dos que ali vivem.
Direito
O projeto de atendimento jurídico a pessoas em vulnerabilidade social na Comarca de Frederico Westphalen, realizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), representa um importante passo na garantia do acesso à justiça para aqueles que mais precisam. Ao oferecer assistência jurídica gratuita, o projeto contribui para a promoção da igualdade e da dignidade humana, além de auxiliar na resolução de diversas questões que afetam a vida dessas pessoas.
O projeto é direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. São oferecidos serviços de orientação jurídica (esclarecimento de dúvidas sobre diversos temas, como direito do consumidor, direito do trabalho, direito da família, direito civil e outros), elaboração de petições (preparação de petições iniciais, recursos e outros documentos necessários para a defesa dos direitos dos assistidos), acompanhamento em audiências (presença em audiências judiciais para representar os interesses dos assistidos), mediação e conciliação (busca de soluções consensuais para os conflitos, através da mediação e da conciliação) e encaminhamento a outros serviços (quando necessário, os assistidos são direcionados a outros serviços públicos, como assistência social, saúde e educação).
Os dados mais recentes revelam o grande impacto do trabalho realizado pelo NPJ. Atualmente, o núcleo possui 143 processos tramitando na Justiça em nome de pessoas que não teriam condições de arcar com os custos de um advogado particular. Além disso, foram realizados 242 atendimentos individuais apenas em 2024, demonstrando a grande demanda por esse tipo de serviço na comunidade.
Os atendimentos são realizados nas terças e quintas-feiras à tarde, em um espaço especialmente preparado para receber a população. Durante as consultas, os estudantes de Direito, sob a supervisão da advogada responsável e professores, oferecem orientação jurídica gratuita e acompanham os casos desde a análise inicial até a resolução judicial, quando necessário.
O projeto do NPJ tem um papel fundamental na garantia do acesso à Justiça para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Ao oferecer atendimento jurídico gratuito, o Núcleo contribui para a promoção da igualdade e para a construção de uma sociedade mais justa, em que o foco é diminuir a desigualdade social e garantir que todos tenham acesso aos seus direitos.
Smal Farm Hub
O Small Farm Hub, mantido pela URI/FW e pela Sicredi Conexão, através do Projeto Agrotec Norte Inovação e Tecnologia, em parceria com o Programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, na região Produção e Norte, promoveu o Hackathon – Desafios do Agro, nos dias 8 e 9 de novembro.
O evento é uma maratona de programação na qual os participantes se reúnem para identificar problemas, debater e buscar soluções às pequenas propriedades rurais. Participaram da edição sete grupos, formados por alunos da instituição de ensino superior e pessoas da comunidade, orientados por mentores e analisados pela banca avaliadora.
Além desta ação, o Hub também promoveu a palestra “Eventos climáticos e sua interferência na produção agrícola”, dia 21 de junho, ministrada pelo professor da UFSM/FW, coordenador do LAPSul, Co-Fundador da ConnectFARM e da Startup ConnectBIO, Antonio Luis Santi.
Ainda, realizou a palestra “Cenários do Setor Agropecuário e o Cooperativismo”, no dia 5 de julho, com Salatiel Turra, graduado em Ciências Econômicas, técnico agrícola, pós-graduado em Economia Rural, mestre em gestão e Desenvolvimento Regional e doutor em Ciências Econômicas.