URI e Amzop traçam estratégias para desenvolvimento regional
Fórum que teve o intuito de buscar alternativas de transformar diagnósticos em projetos concretos reuniu representantes de 23 municípios

Em um movimento estratégico para impulsionar o crescimento integrado da região, a URI/FW e a Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) realizaram o Fórum Regional de Desenvolvimento, no dia 22 de agosto. O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais em torno de um objetivo comum: criar um plano de ação efetivo baseado em seis eixos prioritários: Economia Regional e Turismo; Planejamento e Cidades Inteligentes; Sociedade e Tecnologia; Educação e Cultura; Agroalimentar e Ambiental e Saúde, Longevidade e Bem-Estar.
A iniciativa busca transformar diagnósticos em projetos concretos, com foco especial na retenção de jovens talentos e atração de investimentos, além de fortalecer economia, infraestrutura e qualidade de vida nos municípios.
Universidade como agente transformador
A diretora-geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, destacou o papel da instituição como articuladora do conhecimento. "Não somos meros observadores do desenvolvimento regional. Como universidade comunitária, nossa obrigação é estar na vanguarda desse processo, oferecendo base técnica e científica para que as decisões sejam embasadas e efetivas. Este fórum é o ponto de partida para uma ação integrada que vai muito além dos discursos", frisa a diretora.
União intermunicipal como estratégia
Para o presidente da Amzop e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, a cooperação entre municípios é o caminho para superar limitações. “Quando os gestores públicos alinham suas prioridades e compartilham recursos, todos ganham. Sozinhos avançamos devagar; juntos podemos é rápido e bem mais longe. A parceria com a URI nos dá a credibilidade e o suporte técnico que precisamos para transformar planos em realidade", destaca o gestor.
Participante
Um dos participantes, o prefeito de Pinheirinho do Vale, Elton Tatto, parabenizou a iniciativa da URI/FW e da Amzop pela mobilização por meio do Fórum. “Foram muitas as reflexões geradas, os debates realizados e caminhos encontrados para as demandas comuns existentes nos municípios. Com isso, foi possível termos uma visão mais ampliada da situação macro da região. Então, para nós foi uma alegria muito grande, enquanto gestores, participarar de um evento assim, pois crescemos como pessoa, engrandecemos nossas equipes que voltam com o conhecimento ampliado para, na base, conseguirmos encontrar soluções para a grandiosidade de problemas que temos nos municípios”, salienta Tatto.
Algumas prioridades elencadas
O Fórum definiu prioridades para enfrentar os desafios identificados, com ações concretas a serem implementadas de forma integrada. No âmbito da saúde, as ações concentram-se no fortalecimento da Atenção Primária, na busca por referências em saúde na região e no desenvolvimento de estratégias específicas para a saúde do idoso, incluindo atendimento especializado, recreação e incentivo à produtividade. Para o desenvolvimento econômico e turismo, será elaborado um diagnóstico das potencialidades de cada município –, com base no estudo já desenvolvido pela Sicredi Conexão nesta área, com a criação de um calendário de eventos integrado e uma central de turismo intermunicipal para articular as ações do setor, complementadas por incentivos fiscais e campanhas de conscientização sobre a importância do turismo para a economia regional.
Na área ambiental e de infraestrutura, as prioridades incluem a recuperação de nascentes, melhoria da qualidade da água, combate aos efeitos da estiagem, investimentos em viabilidade asfáltica e inclusão no projeto de ferrovia, com atenção especial à infraestrutura urbana e regional através do aprimoramento das ligações asfálticas entre municípios. Será incentivado o planejamento urbano integrado, com revisão e modernização dos Planos Diretores municipais, além da ampliação das conexões de internet no interior e implementação de sistemas de monitoramento para segurança pública.
No campo tecnológico e social, os esforços estarão voltados para investimentos em tecnologia com foco na formação profissional, melhoria dos acessos viários, desenvolvimento de políticas para a população idosa e programas de assistência para imigrantes. No âmbito educacional, as iniciativas prioritárias incluem soluções aos desafios frente ao Ensino Integral e a capacidade do município para dar conta da demanda, importância de atrelar os índices exigidos à realidade dos estudantes e urgência na valorização docente, além de investimento para que este invista na formação junto ao município.
O evento marcou o início de um processo contínuo de colaboração que deve resultar no lançamento de ações conjuntas e na formatação de projetos para captação de recursos estaduais e federais, que possam auxiliar no desenvolvimento regional.