URI é homenageada na Assembleia Legislativa do RS

URI FW
Imagem Notícia

Por: Marinella Peruzzo/AL com apoio de José Adelar Ody/URI
23/06/2017

Em uma solenidade simples, mas de caráter de orgulho e emotivo por iniciativa do deputado estadual, Gilmar Sossella (PDT), a Assembléia Legislativa do Estado prestou uma homenagem aos 25 anos da URI na quinta-feira, 22. O evento ocorreu no Plenário da Assembléia durante o Grande Expediente.


De acordo com o deputado a URI é “uma instituição que se dedica a formar cidadãos éticos e competentes, inseridos na comunidade regional, e capazes de construir o conhecimento e promover a cultura, a fim de desenvolver a consciência coletiva na busca contínua da valorização e solidariedade humanas”.


O deputado lembrou quando prefeito de Tapejara e presidente da Associação de Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor), que comandou missão à Itália com a participação da Universidade, em busca de desenvolvimento e investimento à região. Conforme Sossella, a dedicação da URI vai além do conhecimento universal inerente à instituição universitária, caracterizando-se pela capacidade de conhecer, refletir e transformar a realidade regional. “E transformar por meio da educação é algo que nós, trabalhistas, buscamos diariamente, inspirados nos ensinamentos do nosso sempre saudoso líder Leonel de Moura Brizola”, referiu o orador.



 
Instrumento de liberdade


Depois de dedicar parte de sua manifestação aos feitos do governador trabalhista Leonel Brizola, Sossella  observou que a URI possui câmpus em Erechim, Santo Ângelo, Frederico Westphalen, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo e Santiago.


Segundo ele, diferente das universidades públicas, mantidas pelo governo, e das privadas, que visam ao lucro, a URI é uma universidade comunitária, marcada pelo forte vínculo com as comunidades onde está inserida. “Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, as universidades comunitárias são autênticas instituições públicas não estatais, elas não possuem dono”, afirmou. Trata-se de uma instituição de caráter filantrópico, mantida com mensalidades e recursos de projetos de pesquisa e extensão, segundo ele.


 

História e Estrutura


Fundada em 19 de maio de 1992, a URI conta atualmente com um complexo de seis unidades, oito departamentos, 34 cursos de graduação, com 86 opções de oferta de ingresso, 47 cursos de pós-graduação lato sensu, sete mestrados e dois doutorados, 92 grupos de pesquisa, 342 bolsas de iniciação cientifica implementadas na graduação e 54 no ensino médio. São mais de 1,2 mil professores, 912 funcionários, mais de 15 mil alunos na graduação e pós-graduação, mais de 2,2 mil alunos nas seis Escolas de Educação Básica, mais de 90 mil pessoas atendidas por seus programas de extensão, um acervo bibliográfico superior a 215 mil títulos e 424 laboratórios. Está presente em 120 municípios gaúchos das regiões Norte e Nordeste do Estado, mantendo convênios e intercâmbios com instituições nacionais e internacionais.


O parlamentar destacou que a URI é uma das quatro universidades do Rio Grande do Sul que foram escolhidas pelo M

Confira as imagens: