Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI e PRONERA conhecimento que muda vidas: Matrículas da III TURMA
As matrículas da III Turma do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) aconteceram nos dias 18 e 19 de agosto de 2020, e essa é mais uma página na história do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária.
Para o Coordenador do Curso de Tecnologia em Agropecuária e Agronomia, Gelson Pelegrini, “A parceria da URI/INCRA através do PRONERA possibilita a conexão da universidade com o ambiente em que se encontram os futuros acadêmicos, que são agricultores beneficiários do Crédito Fundiário. Destaca-se que todo o processo para viabilização desta terceira turma do Pronera/URI foi construído com o envolvimento de um grande número de pessoas e instituições, no qual demonstra um dos papéis de uma universidade comunitária na busca do desenvolvimento regional”.
O Pronera propõe e apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária. Por isso a URI/FW na última semana, recebeu comunicação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) referente a liberação da utilização da Ordem Bancária de Transferências Voluntárias (OBTV), documento que autoriza o repasse de recursos financeiros à Universidade. Com isso, a terceira turma do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), tem a permissão para iniciar as atividades letivas.
Para quem é o Pronera?
São jovens e adultos dos projetos de assentamento criados e reconhecidos pelo Incra, quilombolas e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia, e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
- Seguindo o edital seleção para as vagas do previstas no Termo de Fomento Nº 88/2018 INCRA/URI. O início das aulas está previsto para o dia 28 de agosto. Neste ano, estão sendo ofertadas 40 vagas, atendendo o público de agricultores beneficiários do Crédito Fundiário e três para a Emater/RS-Ascar, tendo em vista um convênio firmado entre as duas instituições.
Como serão as aulas?
A URI tem desde março desse ano um Comitê do COVID, que de forma multidisciplinar pensa os passos para toda comunidade acadêmica. Pelegrini adianta que “o cronograma das aulas seguirá todas as medidas protetivas necessárias para a segurança dos alunos e professores e vamos começar a trabalhar de forma remota, com o uso de plataformas digitais”.
No dia 28 de agosto, todos os alunos serão informados sobre o andamento das aulas no curso.
Primeira Turma formada no Brasil
Em 2017 a URI formou sua primeira Turma de Agropecuária pelo PRONERA, e foi também a primeira a concluir dede a proposição do Governo Federal. Já são mais de 60 agricultores formados das regiões do Médio Alto Uruguai, Rio da Várzea e Região Celeiro.
Confira um pedacinho dessa história: