URI e Vitrola Editora promovem a palestra A Onda da Experiência

Evento reuniu empresários, colaboradores, acadêmicos e comunidade para refletir sobre a importância das experiências humanas nos negócios e na vida contemporânea

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
01/10/2025

O Salão de Atos da URI/FW foi palco, no dia 30 de setembro, da palestra “A Onda da Experiência”, ministrada pelo empreendedor e conferencista Will Weber. O evento, uma realização da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, em parceria com a Vitrola Editora, contou com um público atento e teve caráter beneficente, destinando parte da renda arrecadada para a Apae/FW e ao Laboratório Maker da Escola de Educação Básica da URI.


Na abertura do evento, a diretora-geral da URI, Elisabete Cerutti, e o diretor da Vitrola, Ramir Severiano, agradeceram ao público pela presença e enfatizaram a importância das pessoas estarem sempre abertas ao novo, em fazer melhor, em serem referência, pois todos os negócios precisam de pessoas comprometidas para prosperar.


Transformando clientes em fãs

Baseado em seu livro A Onda da Experiência, sua segunda e mais completa obra, Will Weber conduziu a plateia por uma reflexão profunda sobre como as marcas e os negócios podem se destacar em um mercado competitivo. Sua fala foi recheada de insights provocadores que desafiam a lógica tradicional de vendas. “O que compramos são memórias e se são iguais, compramos a mais barata”, afirmou Weber. Para ele, a saída da "guerra de preços" está em oferecer algo poderoso: a experiência. “Precisamos oferecer as melhores experiências, pois a experiência é a memória que fica”, complementou.


O palestrante defendeu que é crucial entregar um produto, mesmo que seja comum, com sensação única, gerando desejo no consumidor. “Quanto mais desejo eu gero, mais venda é possível”, explicou, criticando a abordagem puramente racional: “Por que insistimos em vender com a calculadora coisas que são compradas pelo coração?”.


Weber também tocou no aspecto emocional e social das experiências, definindo a foto como “o registro do momento que o coração não consegue guardar sozinho”. Ele enfatizou a importância de superar expectativas. “Supere as expectativas quando o cliente não espera nada”, e finalizou com uma mensagem sobre o poder do encantamento: “Quando você aprecia uma experiência, seu desejo é que as pessoas que você gosta também a vivam. Por isso, ofereça sempre a melhor experiência possível a quem se aproxima ou precisa dos seus serviços”, disse o palestrante.


Reconhecimento aos Apoiadores e Cunho Beneficente

Antes da palestra principal, o evento promoveu um momento de agradecimento às empresas apoiadoras. Representantes de instituições como Agrobella, Creluz, Imperatriz Móveis e Decoração, Associação Empresarial de Frederico Westphalen, Supermercado Bertoletti, Sicredi Conexão, Bellenzier Pneus, Jornal O Alto Uruguai, Cresol, Cotrifred, Digiconta, Marcos Lima Imóveis, Masterplan, Skinabon, Resulta Mais e OdontoTop foram convidados ao palco.


Eles receberam das mãos da diretora da URI, Elisabete Cerutti, e da diretora da Escola de Educação Básica, Marcia Dalla Nora, um certificado de Empresa Parceira da URI e um livro da Vitrola Editora, entregue pelo diretor Ramir Severiano, simbolizando a parceria entre a academia e a iniciativa privada.


A noite consagrou-se não apenas como um espaço para aprendizado e networking, mas também como uma demonstração prática de como experiências significativas podem criar conexões mais profundas entre pessoas, marcas e a comunidade.


De acordo com Elisabete, a palestra foi uma experiência incrível que possibilitou a cada um rever conceitos e propósitos do cotidiano. “Agradecemos a todos os parceiros e amigos que aceitaram esse convite e construíram memórias tão relevantes”, resume a diretora.

Confira as imagens: