URI entrega relatório estratégico para o desenvolvimento regional aos prefeitos da Amzop

Documento, baseado em seis eixos prioritários, foi apresentado durante reunião da associação e servirá como um guia prático para os gestores municipais

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
08/10/2025

Em um passo concreto para transformar o potencial da região em progresso efetivo, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, entregou oficialmente aos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) o Relatório do Fórum de Desenvolvimento Regional. A apresentação do documento ocorreu no 8 de outubro, durante reunião da Amzop, em Seberi.


O relatório é o produto final do Fórum Regional de Desenvolvimento, realizado no dia 22 de agosto, que reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais em um dia intenso de debates e planejamento. Na ocasião, os gestores trabalharam juntos para criar um plano de ação baseado em seis eixos fundamentais: Economia e Turismo; Planejamento e Cidades Inteligentes; Sociedade e Tecnologia; Educação e Cultura; Agroalimentar e Ambiental; e Saúde e Longevidade.


Conforme explicou a diretora-geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, o relatório foi estruturado de forma prática e acessível. "A intenção é que os prefeitos possam, junto com seus secretários, fazer uma leitura do cenário atual e dos caminhos e, ainda, das possíveis ideias e soluções que possam ser implementadas junto aos programas de governo que cada município possui. A URI se coloca à disposição para estar assessorando e dialogando com os gestores, caso precisem do nosso apoio", afirmou a diretora.


O presidente da Amzop e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, enfatizou a força da união intermunicipal. “Quando os gestores públicos alinham suas prioridades e compartilham recursos, todos ganham. Sozinhos avançamos devagar; juntos podemos ir rápido e bem mais longe. A parceria com a URI nos dá a credibilidade e o suporte técnico que precisamos", destacou.


Missão comunitária e olhar para o futuro

A entrega do relatório reforça o papel da URI como agente transformador do desenvolvimento regional. "Como universidade comunitária, nossa obrigação é estar na vanguarda desse processo, oferecendo base técnica e científica para que as decisões sejam embasadas e efetivas", frisou a diretora Elisabete Cerutti.


O processo, no entanto, não para. A diretora adiantou que, em 2026, o Fórum terá um novo olhar, desta vez sobre as boas práticas que os municípios tiverem implementado a partir dessas diretrizes. "Isso será feito para estimular que outros municípios também caminhem nessas possibilidades de operacionalizar as boas ideias", concluiu.


O movimento, que começou com a troca de ideias em agosto, avança agora para a fase de implementação, com a expectativa de que o relatório sirva como um farol para a construção de um futuro mais próspero e integrado para todos os municípios da Amzop.


Relatório completo:




Confira as imagens: