Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI inicia processo de padronização de arquivos institucionais
Guardar informações impressa, digitalizadas em dispositivos ou mesmo na grande rede, faz parte da rotina de todas as instituições. Afinal, são elas que guardam a história de quem as faz diariamente por anos seguidos. Mas guardá-las de forma errada, pode significar acúmulo de papel e muitas dificuldades na hora de encontrá-las quando necessário.
Foi pensando em prevenir esse tipo de inconveniência que a URI contratou uma empresa especializada em organização e padronização dos arquivos. Até janeiro de 2017, a arquivista mestre em gestão da informação Carmen Moreira Merlo vai orientar o processo de padronização de arquivos na Universidade.
Segundo ela, o objetivo deste trabalho é a padronização dos arquivos, tanto nos arquivos físicos quanto nos arquivos eletrônicos. Essa necessidade surgiu a partir da Portaria 1.224 do Ministério da Educação, que regulariza as normas de arquivamento de documentação oficial.
“Meu trabalho vem para ajudar a implantar essa portaria entre outras legislações que são também exigidas, na organização dos arquivos. Tanto na organização dos arquivos ativos, que abrange toda a parte de ensino, pesquisa e extensão e administrativo também, e na parte da organização do inativo. De todo o legado que nós temos arquivado dentro de casa instituição”, explica Carmen.
A arquivista que iniciou o trabalho de orientação junto as secretarias geral, administrativa e acadêmica, desenvolverá o trabalho de orientação em todos os setores até o início do ano que vem.
Confira a Portaria 1.224 do MEC.