URI inicia processo de padronização de arquivos institucionais

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
09/08/2016

Guardar informações impressa, digitalizadas em dispositivos ou mesmo na grande rede, faz parte da  rotina de todas as instituições. Afinal, são elas que guardam a história de quem as faz diariamente por anos seguidos. Mas guardá-las de forma errada, pode significar acúmulo de papel e muitas dificuldades na hora de encontrá-las quando necessário.


Foi pensando em prevenir esse tipo de inconveniência que a URI contratou uma empresa especializada em organização e padronização dos arquivos. Até janeiro de 2017, a arquivista mestre em gestão da informação Carmen Moreira Merlo vai orientar o processo de padronização de arquivos na Universidade.


Segundo ela, o objetivo deste trabalho é a padronização dos arquivos, tanto nos arquivos físicos quanto nos arquivos eletrônicos.  Essa necessidade surgiu a partir da Portaria 1.224 do Ministério da Educação, que regulariza as normas de arquivamento de documentação oficial.


Meu trabalho vem para ajudar a implantar essa portaria entre outras legislações que são também exigidas, na organização dos arquivos. Tanto na organização dos arquivos ativos, que abrange toda a parte de ensino, pesquisa e extensão e administrativo também, e na parte da organização do inativo. De todo o legado que nós temos arquivado dentro de casa instituição”, explica Carmen.


A arquivista que iniciou o trabalho de orientação junto as secretarias geral, administrativa e acadêmica, desenvolverá o trabalho de orientação em todos os setores até o início do ano que vem. 

 

Confira a Portaria 1.224 do MEC.
 

Confira as imagens: