URI integra Rede Internacional de Investigação em Direito Educativo

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
14/07/2016

Seguindo a bandeira da Internacionalização e reforçando a característica de ser uma Universidade referência na região, a URI continua expandido as ações que articulam e possibilitam novas e excelentes oportunidades de crescimento.


A novidade agora é que desde maio, a URI/FW integra a Rede Internacional de Investigação em Direito Educativo – RIIDE. A representante institucional é a  professora Doutora Luci Mary Duso Pacheco do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação da URI.


A RIIDE trabalha com a promoção de uma educação humana, inclusiva, participante, reconhecendo os integrantes como seres humanos plurais, garantindo a igualdade, liberdade e justiça nos processos educacionais, tendo a escola como um laboratório educativo e social.


Após este processo teve início na URI a constituição do Grupo de Pesquisa em Docência, Emancipação e Direito Educativo – GPDEDE. Aprovado pelo Departamento de Ciências Humanas, o grupo contempla as investigações relacionadas a essa temática, que já estão sendo realizadas na Universidade integrando as áreas da Educação e do Direito.


O GPDEDE contempla duas linhas de pesquisa: “Processos de Docência e Emancipação” e “Direitos Humanos, Ética e Educação”.


No encontro de julho,  o Grupo de Pesquisa elegeu o Comitê Diretivo da RIIDE Brasil, que será composto por pesquisadores, representantes da URI e da comunidade.

São integrantes: a professora Luci Mary Duso Pacheco, como Presidente. O professor Daniel Pulcherio Fensterseifer, na Vice-presidência. Como Secretaria, a professora Ana Paula Duso. Como Tesoureiro, o professor Cesar Riboli. Na Coordenação Acadêmica, o professor Fernando Battisti e na Coordenação de Delegações, e representate da comunidade Ilíria Wahlbrinck François.


A partir de agora, a URI/FW, estabelece mais uma relação internacional integrando a RIIDE, que tem delegações na Argentina, Peru, Colômbia, Espanha, México, Chile, e agora no Brasil.
 

Confira as imagens: