URI lança Cartilha com orientações de cuidados com crianças e adolescentes

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
30/08/2016

O lançamento oficial da Cartilha "Orientação e cuidado com a criança e o adolescente" reuniu na tarde desta terça-feira, 30 de agosto, no Auditório da URI/FW representantes das entidades envolvidas na construção do documento.


A professora Marisa Pigatto, autora do texto explica que o momento vivido hoje, com o lançamento da cartilha “é a realização de um sonho a partir da atuação enquanto professora e supervisora de estágio. Porque eu acredito que nós temos que estar efetivamente no local procurando transformações. Procurando efetivar ações que vão ajudar as pessoas no local que a gente está. O intuito dessa cartilha é agregar, é trazer mais profissionais, mais instituições para mexer nessa cartilha, para chegar nas pessoas, nos profissionais e para que chegue nas crianças e que a gente possa modificar um pouco esta triste realidade que é a questão do abuso e da negligência . A questão do desrespeito com as próprias crianças e adolescentes”.


O documento foi produzido pelo curso de Psicologia da URI/FW, em conjunto com Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Assistência Social, Gabinete da 1ª Dama, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar, apresenta questões relevantes sobre os cuidados com a criança e o adolescente.


A produção da Cartilha teve início ainda em 2013 e foi pensada para oferecer conteúdo informativo legal de forma simples e de fácil entendimento.


O documento tem uma linguagem prática. Apresenta, em aproximadamente 20 páginas, uma abordagem sobre os papeis das instituições envolvidas nos cuidados com as crianças e adolescentes, direitos e deveres das partes, leis que regem os sistemas em questão e demais fatores envolvidos na temática.


 Segundo o Promotor de Justiça de Frederico Westphalen, Rogério Fava Santos o trabalho voltado à criança precisa de atuação em rede, formada por um grupo de pessoas, instituições e poderes como executivo, judiciário e também o poder legislativo para envolver, aproximar e lutar pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Isso faz com que a gente trabalhe de forma que tenha que haver um espelhamento, ou seja, que as pessoas se enxerguem. As instituições, os poderes mas principalmente as pessoas se enxerguem e saibam como um trabalho está feito com base no outro e que todos estejam interligados. O que a gente está discutindo aqui hoje, é a importância de cartilhas como essa, é que sai daquele campo onde as pessoas desconhecem esse assunto começa a ter o conhecimento  a respeito de determinadas situações e passam a saber onde levar essa denúncia, o que a gente pode discutir e fazer sobre isso” explica o promotor.


A Cartilha será distribuída gratuitamente e também estará disponível no formato online.

Confira o formato online, CLICANDO AQUI.
 

Confira as imagens: