URI no III Encontro Internacional de Reitores

Reitor da URI avalia evento para a instituição

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - Reitoria
05/08/2014

O reitor da URI, Luiz Mario Spinelli, participou com reitores e presidentes de 1.277 universidades de 34 países de todo o mundo, no Rio de Janeiro, do III Encontro Internacional de Reitores Universia para debater o futuro do ensino superior. A conferência, organizada pelo Banco Santander, teve como objetivo promover uma reflexão sobre as universidades a partir de uma perspectiva ibero-americana, já que os países dessa região são os mais representados no evento. O tema da conferência foi ‘A universidade do século XXI: uma reflexão a partir da Ibero-América’, o que ressalta seu enfoque regional, embora também tenham sido convidados reitores de países africanos, asiáticos e europeus.

 



REITOR

Na opinião do reitor da URI, Luiz Mario Spinelli, os temas debatidos se constituem em questões vitais para o presente e o futuro das universidades. “Tivemos oportunidade de ouvir relatos de lideranças do cenário educacional mundial, desde estudantes até reitores, também de instituições do mundo”. O reitor da URI participou ainda de uma mesa que reuniu tanto dirigentes quanto alunos como o caso da presidente da UNE, Virginia Barros.

 



Ainda de acordo com Luiz Mario Spinelli, “além deste importante espaço, o evento possibilitou momentos de relacionamentos com diferentes instituições públicas e privadas, não só de diferentes países, como de outras culturas, o que sempre nos coloca diante de novas realidades e oportunidades”.

Segundo o reitor da URI, “vamos buscar socializar essas informações recolhidas por nós, nas mais diferentes instâncias e colegiados, incluindo os ciclos de Formação Continuada, como um meio de aprimorar o debate e as práticas inerentes ao dia a dia da instituição”.

 



ORGANIZAÇÃO

O presidente do Banco Santander, Emilio Botín, abriu dia 28 de junho o III Encontro Internacional de Reitores Universia que acontece no Riocentro, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Botín disse no discurso de abertura que “trata-se de um dos acontecimentos universitários mais importantes da história”. “O objetivo desse encontro é criar um espaço de debate aberto a respeito dos desafios que a universidade ibero-americana tem que enfrentar, estimulando o diálogo e a cooperação com os sistemas universitários de outros países do mundo.”

Para ele, o III Encontro Internacional de Reitores Universia tem quatro grandes objetivos: Fortalecer e confirmar a aposta de todos na modernização da universidade; Conhecer novas referências e tendências que permitam uma evolução sólida da estr

Confira as imagens: