URI oferece 20% de desconto para Curso de Terapia Ocupacional
Iniciativa beneficia candidatos com familiares que possuem condições de saúde atendidas pela profissão, visando ampliar o acesso a um campo em expansão no mercado de trabalho
A URI está lançando um programa de desconto de 20% para todo o curso de graduação em Terapia Ocupacional, direcionado a futuros acadêmicos que tenham um familiar de primeiro grau (pais, filhos ou irmãos) com diagnósticos específicos nos quais a atuação do terapeuta ocupacional é fundamental. A iniciativa, inédita na região, reconhece a importância da profissão e busca formar profissionais com uma motivação singular, muitas vezes nascida da experiência familiar.
A lista de condições patológicas que garantem o benefício é abrangente, incluindo:
- Transtornos do Neurodesenvolvimento: como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e TDAH.
- Doenças Neurodegenerativas: como Parkinson, Alzheimer e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
- Doenças Cerebrovasculares e Lesões Encefálicas Adquiridas: como AVC e tumores cerebrais.
- Doenças Neuromusculares: como Esclerose Múltipla e Distrofia Muscular.
- Doenças Congênitas ou Genéticas: como Síndrome de Down, Paralisia Cerebral e as síndromes de Patau e Edwards.
Para usufruir do desconto, o candidato deve comprovar o diagnóstico por meio de laudo médico e a vinculação familiar.
Oportunidade
De acordo com a coordenadora do curso, Camila Dias Möller, a medida visa atender às necessidades da região por esse profissional e reconhece que muitas pessoas desenvolvem o interesse pela área a partir da convivência com um familiar que necessita de intervenção terapêutica.
- Com o intuito de atender as demandas desse profissional na nossa região e entender que muitas pessoas têm familiares que apresentam algum diagnóstico específico dos quais a terapia ocupacional pode auxiliar, a URI concede o desconto – explica a professora Camila.
Um mercado em expansão com alta empregabilidade
A Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão da área da saúde com um vasto campo de atuação. O terapeuta ocupacional atua para auxiliar pessoas a desenvolverem, recuperarem ou manterem a capacidade de realizar as "ocupações humanas" – que são todas as atividades do cotidiano, desde o cuidado pessoal e o trabalho até o lazer e a socialização.
- A demanda por terapeutas ocupacionais tem crescido bastante no Brasil e aqui na nossa região. Inclusive, as taxas de empregabilidade são altas – destaca a coordenadora.
Dois setores, em particular, impulsionam essa alta demanda:
- A infância: Pelo crescente número de diagnósticos de crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento, como o TEA.
- O envelhecimento: Devido ao aumento da expectativa de vida e ao desejo da população idosa de manter sua autonomia e funcionalidade nas atividades diárias.
Além desses, o profissional pode atuar em reabilitação física, saúde mental, saúde do trabalhador, contextos hospitalares, educacionais e no sistema prisional.
- A bolsa da URI surge, portanto, como uma ponte entre uma vocação muitas vezes impulsionada pela experiência de vida e uma carreira com profundo significado social e excelentes perspectivas profissionais – frisa Camila.
Mais informações através do WhatsApp 55 3744.9200.