URI participa das XVI Jornadas Transandinas de Aprendizaje

Na última semana, entre os dias 21 e 23, um grupo de professores, técnicos-administrativo e bolsistas IC participaram da 16ª edição das Jornadas Transandinas de Aprendizaje: Educação Emancipatória na América Latina: construindo caminhos para a equidade social. O evento foi realizado em São Paulo – SP e contou com conferências, grupos de discussões e apresentações de trabalhos designados por temáticas em pequenas conferências.
As Jornadas Trasandinas de Aprendizaje foram criadas a partir do ensejo de duas educadoras, a Sra. Esther Elena Precht Bañados e a Sra. Elizabeth Judith Calvo de Suzuki, no ano de 1985, com o objetivo de propiciar vínculos entre as Instituições do Cone Sul e todas aquelas que compartilhem os ideais de paz, tolerância e solidariedade social que incentivaram as suas fundadoras.
As primeiras Jornadas Trasandinas de Aprendizaje foram organizadas pela Universidade Educares (Chile) em 1986 e pela Fundação Suzuki (Argentina) em 1988. Com o tempo somaram-se outras instituições de vários países da América Latina.
As Jornadas Trasandinas de Aprendizaje ocorrem a cada dois anos e a Reunião Preparatória também é bianual.
O grupo da URI levou temáticas diversificadas. Confira os temas e seus respectivos autores:
Profª Drª Edite Maria Sudbrack
Painel: Educação Emancipatória na América Latina: construindo caminhos para a equidade social;
Ana Lucia Gubiani Aita
(URI) – Referenciação: cadeias referenciais amarração de ideias no BLOG;
Ana Paula Duso
(URI) – O programa mais educação como possibilidade de educação integral;
Fernando Battisti
(URI) – Filosofia: reflexões éticas do cuidar acerca de uma educação humanizadora;
Fernando Battisti, Daniel Pulcherio Fensterseifer
(URI) – Therapeutic Jurisprudence: reflexões éticas a partir de uma prática jurídica reflexiva;
Fernando Battisti, Claudionei Vicente Cassol
(URI) – Ensino Médio, trabalho feminino jovem, complexidade e ambivalência: primeiras questões;
Ilíria François Wahlbrinck, Talita François Wahlbrinck, Luci Mary Duso Pacheco
(URI) – A formação e a prática docente diante da realidade da inclusão: reflexões relacionadas com a Ética do Cuidado e o Direito Educativo;
Jéssica Ávila da Silva, Luci Mary Duso Pacheco
(URI) – O papel do pedagogo e a possibilidade de mediação, frente ao impacto socioafetivo gerado diante do convívio do infante com seu genitor (a), dentro dos ergástulos públicos;
Letícia Zanella, Luci Mary Duso Pacheco
(URI) – A influência da iniciação científica universitária nos programas de pós-graduação strictu sensu;
Quézia de Souza de Lima
(URI) – Aproximações entre o ensino politécnico e a pedagogia da alternância: um olhar sobre o trabalho como princípio educativo e de emancipação;
Raqueline