Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI participa de Seminário sobre Sucessão Familiar na 1ª AGRO FEST em Seberi
Evento reuniu instituições de ensino, estudantes e famílias para debater os desafios e perspectivas da nova geração no campo
A 1ª AGRO FEST de Seberi foi palco de um debate sobre o futuro do agronegócio regional: o 1.o Seminário de Sucessão Familiar, realizado no dia 7 de novembro. O evento contou com a participação de diversas instituições, entre elas a URI/FW, representada pelo professor Luís Pedro Hillesheim, coordenador do curso superior de Tecnologia em Agropecuária e por dois jovens estudantes.
A contribuição da URI foi baseada na sua vasta experiência pedagógica em educação superior, especificamente na formação de agricultores por meio do seu curso superior de Tecnologia em Agropecuária e do Programa Regional de Sucessão Rural. O professor Hillesheim integrou o painel de discussões, que também contou com representantes da UFSM e do CFR/FW, compartilhando o conhecimento acadêmico e as práticas de ensino que preparam os jovens para os desafios do setor.
Além da perspectiva institucional, o seminário ganhou voz e emoção com os depoimentos de dois estudantes, convidados para partilhar suas trajetórias. Helen Eloisa Sarmento e Kaique Michels, acompanhados de seus familiares, subiram ao palco para relatar suas expectativas, anseios e os desafios que enfrentam no processo de sucessão das propriedades de suas famílias.
Para o professor Luís Pedro Hillesheim, a participação no evento reforça o compromisso da universidade com a comunidade regional. "A URI não está fechada dentro de seus muros. Participar de um evento como a AGRO FEST e deste Seminário de Sucessão Familiar é essencial para mostrarmos que a universidade é viva, atuante e comprometida com o desenvolvimento regional. Trazer a nossa experiência na formação de profissionais do agro, ouvindo também as histórias reais de jovens como a Helen e o Kaique, cria um diálogo extremamente produtivo. É nesse intercâmbio entre o conhecimento acadêmico e a realidade das famílias que construímos caminhos mais sólidos para a sucessão rural, garantindo a sustentabilidade e a inovação no nosso campo", declarou.