URI prepara novas propostas de formação de professores

Na edição de 2018 do URI Profissões, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro de 2018, o câmpus da universidade conta um espaço especial destinado ao diálogo com docentes das redes e à divulgação de novas propostas de formação de professores em seus cursos de graduação e pós-graduação a serem implementadas a partir do segundo semestre de 2019.
Desde o segundo semestre de 2018, a universidade vem preparando novos projetos para as licenciaturas. Nesse sentido, o foco é a consolidação de propostas inovadoras, que se mostrem mais adequadas a exigências do mercado profissional, ousadas e diferenciadas em relação ao que se tem ofertado nas graduações. “Nossa proposta é oportunizar a nossa comunidade cursos de formação de professores ainda mais conectados com as demandas educacionais com intuito de não apenas manter a qualidade dos cursos, cujos conceitos atuais são de excelência, mas também de oportunizar uma aproximação maior entre universidade e escolas”, explica a Diretora Acadêmica, professora Elisabete Cerutti.
Segundo os professores envolvidos nesse planejamento, as novas propostas de licenciaturas terão vários diferenciais: maior interação entre conhecimentos teóricos e experiências práticas desde o início dos cursos; matrizes curriculares inovadoras com conteúdos que diretamente atendem a um perfil docente atualizado, conectado com tecnologias, com as exigências legais e com a resolução de problemas. Eles ainda destacam que a organização das disciplinas, através de metodologias ativas e da pedagogia da alternância, facilitará a aprendizagem e o protagonismo dos alunos em sua formação. Outro detalhe importante já sinalizado é a revisão do valor das mensalidades como forma de possibilitar que mais alunos invistam em uma formação de excelência.
Para as pós-graduações na área educacional, o Programa de Mestrado em Educação também conta com novidades. Uma delas é a consolidação de uma nova linha de pesquisa, “Práticas educativas, linguagens e tecnologias”, cuja proposta é ampliar as possibilidades de estudo em temas que são atuais, que se conectam a todas as áreas do conhecimento e que atendem a uma necessidade crescente: a reflexão sobre interfaces entre educação e tecnologias. O Programa conta com bolsas integrais, corpo docente qualificado e conceito 4 na avaliação da CAPES.
Com essas novas proposições para a formação inicial de professores e para a qualificação continuada, o câmpus estará implementando a sua Escola de Formação de Professores, integrando cursos de graduação e pós-graduação. Segundo a Diretora Geral, professora Silvia Regina Canan, esse novo momento para a formação docente está sendo planejado com seriedade e com o comprometimento que universidade sempre demonstrou, há mais de 4