URI presente no Desfile de Sete de Setembro
Universidade contou sua história desde o início do ensino superior na região e homenageou Ophelia Buzatto Paetzold, uma das primeiras professoras da Fesau

A Rua do Comércio de Frederico Westphalen foi palco do Desfile de 7 de Setembro, organizado pela administração municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. Escolas, entidades e instituições estiveram representadas demonstrando seu amor à Pátria.
A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, também participou do momento, contando a história do ensino superior na região e homenageando Ophelia Buzatto Paetzold, uma das primeiras professoras da Fesau. Escola, cursos de graduação, PPGEDU e serviços oferecidos pela URI durante a apresentação foram representados por alunos, professores, direção e funcionários.
De acordo com a diretora geral, Elisabete Cerutti, novamente a URI participou das atividades da Pátria, levando história e conhecimento para a Rua do Comércio. “Olhando para o passado e com a esperança de futuro os professores, técnicos administrativos, pais e alunos comunicaram nossa história e junto da presença da professora Ophelia emolduramos o começo de nossa história. Agradecemos a todos os colegas que participaram e a Smec pela oportunidade de incentivar nosso civismo”, descreve a diretora.
A história
O sonho de oferecer uma faculdade para atender a região de Frederico Westphalen se concretizou em 22 de dezembro de 1969, quando foi instituída a Fundação de Ensino Superior do Alto Uruguai (Fesau).
O primeiro curso ofertado foi Letras Licenciatura de 1º Grau. Em 1975, foi instalado o curso de Letras Licenciatura Plena, em 1976 o curso de Administração, em 1985 o curso de Ciências Contábeis, em 1989 foi autorizado o curso de Pedagogia.
Para unir forças, em 19 de maio de 1992 nasceu a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), instituição multicampi, que tem sede na cidade de Erechim e mantêm seis Câmpus – Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga – com atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Ao longo dos anos, muitos cursos de graduação foram criados, todos com o objetivo de ajudar no desenvolvimento das pessoas e da região, fortalecendo seu caráter comunitário. Atualmente, a URI/FW oferece as graduações de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Tecnologia em Agropecuária.
Além disso, a URI possui a Escola de Educação Básica, ofertando turmas desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até o Ensino Técnico. Ainda, dispõe de MBA, mestrado e doutorado, sempre primando por ensino de excelência e por formar profissionais capacitados para atender o mercado de trabalho.
Nestes quase 56 anos de ensino superior, a instituição orgulha-se por já ter formado mais de 15 mil alunos, isso resulta em milhares de histórias transformadas, infinitas conquistas e incontáveis sonhos alcançados.
Por tudo isso, a URI agradece a todos que ao longo destas décadas acreditaram e lutaram pelo ensino superior na região. A instituição orgulha-se de sua trajetória voltada à tradição, inovação, conhecimento e excelência. Isso porque trabalha diariamente para mudar a vidas das pessoas com o mais precioso bem que o ser humano pode ter – o conhecimento.
Essa é a URI que possui quase dois mil alunos entre Escola de Educação Básica, graduação, mestrado e doutorado, que gera quase 300 empregos diretos e inúmeros indiretos e Impulsiona a economia da região, movimentando cerca de R$ 30 milhões ao ano. “Por isso, e muito mais, a URI é diferente. É diferente porque tem um time de profissionais apaixonados pela educação e que não medem esforços para construir com você e com a comunidade um mundo melhor”, frisa Elisabete.