URI presente no Projeto Rondon 2017

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
19/01/2017

Há pouco mais de três meses, a notícia que a URI/FW estava entre as 16 universidades selecionadas para a edição 2017 do Projeto Rondon, era comemorada e dava início a preparação do grupo de professores e acadêmicos.


Depois de encontros e oficinas de treinamentos, eis que o tão esperado dia de seguir viagem, chegou.


Nas primeira horas desta quinta-feira, 19, a delegação da URI iniciou a viagem rumo a  Operação “TOCANTINS”, que será realizada entre os dias 20 de janeiro e 05 de fevereiro, no município de Cristalândia, no estado do Tocantins.


Em outubro do ano passado, o professor Adelar Markoski participou da viagem de reconhecimento. O que proporcionou conhecer a realidade do município e a possibilidade de adequar as propostas aos anseios da comunidade.

 
Na edição 2017, os 11 alunos selecionados e que representarão a URI desenvolverão as atividades do projeto da Universidade junto à comunidade. Essas atividades contemplam as áreas do Direito, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Nutrição, Letras, Pedagogia e Matemática.


Entre os estudantes rondonistas, está a acadêmica de Enfermagem, Jéssica Vendruscolo. Pouco antes de embarcar para Porto Alegre, ela conversou com nossa equipe sobre a experiência que irá viver.


Mais do que levar um pouco do conhecimento adquirido na graduação, espero aprender com as comunidades. Conhecer a cultura, os costumes, as dificuldades e a alegria do povo. A URI nos possibilitou o preparo e a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas e o Rondon nos dá a chance de colocar em prática, pois estaremos conhecendo um Brasil além dos mapas das salas de aula, indo além do clima ou território, num encontro entre pessoas, culturas e sentimentos”, contou a nova rondonista.


Outra rondonista é a acadêmica do curso de Letras, Ana Piaia. Ela contou que o grupo está com muitas expectativas.


Nós esperamos que dê tudo certo, que nós consigamos repassar todas as informações e conhecimentos durante nossa participação no projeto”, afirmou ela.


No grupo também está a professora Aniele Elis Scheuermann, do curso de Educação Física. Pouco antes do embarque para o encontro com outros rondonistas de Minas Gerais, ela enviou mensagem contando que tinham chego há pouco no aeroporto e estavam muito ansiosos para a viagem.


Estamos esperançosos para que façamos um bom trabalho no Projeto Rondon”, afirmou Aniele.


O professor Adelar Markoski, disse acreditar que “participando do Projeto Rondon,  a Universidade vai cumprindo seu papel na sociedade de fazer extensão, de praticar a cidadania e sobretudo de poder colaborar e deixar algumas sementes plantadas na comunidade de Cristalândia – TO”.


O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa o desenvolvimento de ações que beneficiem as comunidades mais necessitadas.


Mas também busca consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e

Confira as imagens: