URI promove encerramento de Formação Continuada para professores e gestores da Educação Básica

Frederico Westphalen
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Isabela Vanzin da Rocha
07/07/2022

O evento Formação Continuada para professores e gestores, promovido pela URI, Câmpus de Frederico Westphalen, com a temática “Percursos Formativos: A docência e a gestão diante dos desafios da educação transformadora”, teve seu encerramento na segunda-feira, 4. A formação iniciou em fevereiro e, durante todo o período, foram realizados diversos encontros presenciais e on-line para mais de 500 participantes.


De acordo com a coordenadora do evento, professora Paula Balestrin, o evento foi pensado por meio das demandas das escolas da região, tendo como objetivo contribuir com a formação continuada de gestores da educação e professores das redes municipal, estadual e privada de Educação Básica. “Por ser realizado na modalidade híbrida, foi possível que nosso evento fosse iniciado em São Paulo - com o Instituto Ayrton Senna, finalizando no Acre, com a fundadora do movimento Liderança Afetiva, Vanessa Vogliotti Igami”, comenta a professora.


No decorrer da formação, foram realizadas mais de 40 palestras e oficinas, divididas em três módulos, envolvendo os mais variados temas, como Competências Socioemocionais no Espaço Escolar, Saúde Emocional – tanto do aluno como do docente, TDAH, Autismo, Gênero e Sexualidade, Neurociência, Psicomotricidade na Educação Infantil, Ludicidade nos Anos Iniciais, Projeto de Vida nos Anos Finais, Itinerários Formativos no Ensino Médio e Reflexões sobre Gestão Escolar para os nosso Gestores.


Segundo a participante da formação, a Dirigente Municipal de Educação de Rondinha, Rejane Elisa Zorzi Schio, o evento foi um momento ímpar de ampliação e atualização de conhecimentos dos profissionais da Rede Municipal de Ensino do município. “Notamos a presença de palestrantes renomados e de altíssima qualidade, contando com o aval desta universidade que se destaca pela credibilidade e seriedade de sua atuação em nossa região. Agradecemos à URI pela oportunidade de participar da Formação Continuada para Gestores e Professores, ao mesmo tempo que a parabenizamos pelo excelente evento promovido”, complementa Rejane.


A professora Arminda Almeida da Rosa, das escolas Afonso Balestrin e José Zanatta de Taquaruçu do Sul, também participou do evento. Arminda comenta que oportunizar aos professores uma formação qualificada faz parte do trabalho desenvolvido pelos profissionais da URI. "Para nós professores, a formação continuada é uma constante em nossas vidas. Sendo assim, buscamos estar atualizados pela dinâmica que se apresenta no dia a dia na escola. Especialmente nesses últimos anos, e com a pandemia, ampliaram-se os desafios que precisamos enfrentar na educação, ao mesmo tempo em que estar atuando na educação básica requer que estejamos atentos e com olhares competentes ao que ocorre à nossa volta. Costumo dizer que a universidade é o saber que nos impulsiona, que eleva nossos pensamentos à reflexão que não conseguimos atingir no cotidiano na escola, e sendo assim, é preciso sair, repensar a prática e retornar. Para nossa região, penso que a URI tem sido a garantia de uma formação continuada com qualidade, a exemplo da “Formação continuada de gestores e professores/2022” com foco na formação básica, com discussões bem pertinentes. Os debates proporcionaram pensar sobre o fazer pedagógico apresentando ao mesmo tempo, alternativas e técnicas de aprofundamento teórico e prático. Foi bem oportuno a dinâmica de participação e acompanhamento: do acesso financeiro viável à participação online e posterior, presencial. Posso dizer, com tranquilidade que a URI de Frederico Westphalen tem contribuído muito com minha atuação profissional, ela nunca me decepciona no que procuro, sempre atendendo às expectativas com profissionais que conhecem o assunto, demandas do contexto atual, qualificando a educação da nossa região, através dos professores que se desafiam na formação continuada. Por acreditar que apesar de desafiadora, a transformação na educação passa por profissionais competentes, a formação continuada que ora participei na URI, possibilitou a auto reflexão e a autocrítica. Conforme apresenta António Nóvoa, um dos pontos centrais, é a “disposição pessoal”, que as formações docentes possam garantir espaços e tempos para o autoconhecimento e a auto reflexão, construindo identidades profissionais", complementa.