Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI recebe comitiva da França
A visita qualificou a Casa para a partir de 2015 realizar viagem de estudos entre os alunos das...
A Casa Familiar Rural, instalada junto ao Câmpus II da URI de Frederico Westphalen, recebeu no dia 02, a visita de quatro pesquisadores franceses que atuam juntamente às Casas Familiares de seu país.
Wagner Bohn, Presidente da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul (ARCAFAR/RS), Diplomado URI do curso de Tecnologia em Agropecuária, relatou que os grupos franceses vêm atuando desde o ano passado junto às Casas e desde o ano passado e que estão no Rio Grande do Sul desde junho de 2014.
O Presidente expôs que a troca de experiências é o principal nessa visita, uma vez que as casas familiares rurais surgiram na França e o modelo foi adaptado ao Brasil, com suas necessidades e distinções.
Os quatro pesquisadores, Yves Duvauchelle, Diretor de Departamento da Casa Rural da cidade de Balan e os Administradores Voluntários, Béa Viallon, Daniel Sobieras e Françoise Hustache representaram na visita o Conselho de Administração.
O programa, de acordo com Wagner, será realizado com a formação dos alunos em quatro anos, como já feita, só que agora no quarto ano os estudantes da Casa Rural poderão participar de uma formação integral na França, realizando a visita in loco trocando conhecimentos, bem como alunos franceses virão para o Brasil. A expectativa é de que no 2º semestre de 2015 os primeiros alunos possam prosseguir nesta formação.
Daniel, um dos membros da comitiva, apontou que para eles a vinda ao Brasil é uma forma de integrar o conhecimento nossos para as casas de seu país e que para os jovens da França essa formatação de educação lhes dá autonomia e responsabilidade além de crescimento profissional.
Wagner ainda destacou que a presença da URI é essencial, pois ela participa na formação dos educadores, na forma à qual é essencial para a Casa, com a Pedagogia de Alternância, que intercala a vivência de sala de aula com a vida no campo.
Durante a tarde a comitiva se reunião com a Professora Silvia Regina Canan Diretora-Geral da URI Câmpus de Frederico Westphalen apresentando o programa e trocando informações.