URI reforça a busca pela internacionalização
Os relatos curiosos, interessantes, inteligentes e até bem-humorados dos acadêmicos da Universidade que participaram de intercâmbios em diversos países, foram uma das atrações do I Seminário de Internacionalização, realizado no dia 14 de setembro.
O evento contou também com a participação de acadêmicos e professores vindos da Colômbia e do Peru, que estiveram em Frederico Westphalen, por conta de eventos internacionais da URI/FW, como o 3º Taller e o Seminário Afrocultura, promovidos pelo curso de Arquitetura e Urbanismo e pelo Mestrado em Letras, consecutivamente.
Para a Diretora-Acadêmica, professora Elisabete Cerutti, o evento marca mais uma etapa da Internacionalização na URI. “Uma tarde de socialização de nossa política de ação com a sabedoria de nossos professores, técnicos administrativos e acadêmicos do Campus com os visitantes da Colômbia e do Peru. Imbuídos do sentimento de buscar o conhecimento, quem estuda na URI sabe que tem os pés na comunidade e os olhos no mundo”, afirmou.
O debate proposto pelo Seminário envolveu acadêmicos, professores e técnicos-administrativos de todos os cursos e oportunizou a construção de conhecimentos e o fortalecimento da bandeira da internacionalização. Prova disso, foi o lançamento da página da URI/FW nas versões em inglês e espanhol.
A importância dessa nova etapa nas formas de comunicação da Universidade, é explicada pela professora Elisabete, da seguinte maneira:
“A URI entende que o conhecimento está além das fronteiras e que há um protagonismo científico, cultural e social que as comunidade acadêmicas de outros países podem somar a nossa Missão como Universidade. Entendemos que sempre precisamos inovar, que temos uma capacidade empreendedora em todas as áreas do conhecimento em todos os processos, o conhecimento nos possibilita grandes avanços. É por esse motivo que precisamos comunicar a nossa Universidade ao mundo, a partir das línguas Inglesa e Espanhola que nos aproxima de outros países e mostra ao mundo a URI que estamos construindo. Ao acessar o site, é possível perceber as duas bandeiras que ficarão expostas para que os estudantes estrangeiros possam nos conhecer".
Quando questionada sobre o significado da Internacionalização para a URI, a Diretora-Acadêmica, explica:
“É uma política de relacionamento e de ações que comprometem a URI para praticar a mobilidade acadêmica com docentes, discentes e redes de pesquisa que configurem o conhecimento como centralidade de nossas ações através de relacionamentos institucionais. Há um Grupo de Trabalho, que vêm pensando junto a Direção e aos Coordenadores de Curso, as ações que estão sendo planejadas para nós vivermos a política de Internacionalização da URI. Nosso objetivo é que ao vir para a URI o nosso acadêmico tenha os pés na comunidade, os olhos no mundo e o coração nas relações de solidariedade acadêmica”.