URI se aproxima dos municípios através do Fórum Regional de Desenvolvimento

Primeira edição do evento aconteceu em Palmeira das Missões, reunindo lideranças que apresentaram ideias de parcerias que visam a evolução sistêmica da região

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
04/05/2023

Fortalecendo seu caráter regional e comunitário, a URI Câmpus de Frederico Westphalen promoveu o 1º Fórum Regional de Desenvolvimento URI e Municípios, na quarta-feira, 3, em Palmeira das Missões, reunindo uma representação das lideranças da microrregião. O objetivo principal foi difundir as ações da universidade, integrando-a com os participantes, ouvir as demandas, além de apoiar projetos que possam contribuir com o crescimento dessas cidades.

Os participantes tiveram a oportunidade de se manifestar, expondo algumas das dificuldades enfrentadas e mencionando em que situações a URI poderia ajudá-los.  Um dos comentários foi do vereador de Palmeira das Missões, Antonio Vezaro que solicitou, em nome dos colegas edis, que seja aberto um diálogo para que a universidade crie um polo no município. “Se conseguirmos esta instalação, somará muito para o desenvolvimento local e também facilitará o estudo para vários alunos da microrregião, que poderão encurtar caminhos fazendo graduação aqui. Nos colocamos à disposição para ajudarmos no que for necessário para colocarmos em prática este projeto”, destaca Vezaro.

A mesma solicitação foi feita pelo secretário municipal de Educação, Alfredo Ávila, que entende ser uma inovação para seu município ter um câmpus avançado da URI, podendo contar com o potencial desta universidade que já faz história na região, formando milhares de profissionais qualificados.

Já o prefeito de Chapada, Gelson Scherer, elogiou a iniciativa da URI de se aproximar das comunidades e argumentou que uma região só cresce quando as pessoas pensam conjuntamente e não individualmente. “Além disso, entendo que o conhecimento só tem valor se puder ser socializado, como foi feito durante este Fórum. Mais que isso, queremos contar com a universidade para nos auxiliar a avaliar o que estamos fazendo nas mais diversas áreas no município e depois nos ajudar a dar seguimento a essas iniciativas. Queremos este apoio para que possamos evoluir cada vez mais”, frisa o gestor. 

A comitiva do câmpus, encabeçada pelos três diretores, ouviu os participantes e se comprometeu em avaliar em que situações a URI pode prestar auxílio nas demandas mencionadas, se comprometendo em voltar em outros momentos para dar seguimento às sugestões.

Nesse sentido, a diretora geral, Elisabete Cerutti, avalia a programação como exitosa por reunir lideranças que apresentaram seus olhares sobre parcerias, projetos vindouros com a URI e possibilidades de ações conjuntas que propiciem um desenvolvimento sistêmico da região. “A URI pode fazer muito com e para os municípios e momentos como o Fórum sublinham essas possibilidades e celebram grandes futuros. Por isso, queremos agradecer a todos que estiveram no encontro e dialogaram sobre caminhos conjuntos”, ressalta a diretora.

Mais edições do Fórum serão realizadas pela URI/FW ao longo do ano, reunindo lideranças de outras microrregiões, com o mesmo intuito de aproximar a universidade das comunidades.

Confira as imagens: