URI sedia 3º Workshop LAPSUL
Durante esta quarta e quinta-feira, dias 06 e 07 de junho, o Salão de Atos da URI é sede de um dos maiores encontros regionais sobre Agricultura de Precisão, o terceiro Wokshop LAPSul. O evento bianual é promovido pelo Laboratório de Agricultura de Precisão do Sul da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen.
O tema deste ano é “A tomada de decisão agronômica no contexto da agricultura de precisão” e reúne estudantes, pesquisadores, professores, profissionais técnicos e empresas interessados em discutir as práticas nos diferentes sistemas de agricultura. No espaço também estão em exposição pesquisas acadêmicas realizadas pelas instituições envolvidas, além de empresas prestadoras de serviços agrários.
Tassiana Dacás é mestranda em Agronomia pela UFSM e está envolvida, pela primeira vez, na organização do evento. Ela conta que o principal objetivo do encontro é trazer a Agricultura de Precisão diante dos usos das tecnologias, mas sobretudo na tomada das decisões. “Não é apenas o uso da tecnologia em si, mas tu saber utilizar o ambiente de uma forma inteligente e sustentável e saber o manejo correto dos equipamentos”, explica.
A estudante participa das atividades do Laboratório há dois anos, desde sua graduação. Para ela a experiência de participar de atividades extracurriculares não se prende somente ao mundo profissional. “Eu já tive a oportunidade de participar da organização de outros eventos, como a Semana Acadêmica, é sempre muito válido. E este evento está sendo muito especial por eu já estar formada e ter uma visão diferente de quando se está na graduação. Isso vai além do desenvolvimento profissional, nos desenvolve como pessoa”, relata.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, dia 06
A abertura oficial do evento ocorreu na manhã de hoje. Neste período também foram realizadas as palestras “A agricultura de precisão no contexto do sistema de produção – lucratividade e sustentabilidade” e “O sistema plantio direto e a agricultura de precisão: Desafios em busca da rentabilidade”.
Durante a tarde o encontro realizou as palestras “Decisões agronômicas precisas – o solo, a semente e a planta”, “Sistemas de rotação inteligentes – cobertura para melhoria do sistema de produção” e “As interfaces da física do solo com a agricultura de precisão”.
Quinta-feira, dia 07
08h00 Painel “Experiências na prestação de serviço em agricultura de precisão no Brasil, Paraguai e na Argentina”.
10h15 Painel “Construindo e desafiando a produtividade” e “Estratégias e possibilidades de aumento de produtividade: o que é preciso construir e os novos desafios na lavoura”.
13h30 Painel “Agricultura digital: as novas possibilidades para tomar decisões agronômicas”
16h30 Painel “As novas estratégias de manejo em sítio específico e a tomada de decisão em tempo real”.
Para mais in