URI sedia e apoia formação continuada para docentes

Evento contou com palestras de doutoras da universidade e do auditor do TCE-RS, Cesar Artur Ataudt Follmann

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
10/07/2025

O 1º Seminário de Realinhamento de Ações de Avaliação Externa e Excelência de Frederico Westphalen, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), aconteceu no dia 8 de julho. Realizado no auditório da URI/FW, o encontro reuniu professores, gestores escolares e especialistas da área para refletir sobre os caminhos da avaliação como instrumento de transformação no processo educativo.


A programação que teve como tema "Avaliar é acolher, orientar e transformar!", teve como destaque a palestra da professora da URI/FW, coordenadora do PPGedu, doutora Luci Mary Duso Pacheco, que abordou a importância de ressignificar as práticas avaliativas no contexto da escola pública. A atividade ainda contou com a mesa temática "Entre números e narrativas", oportunidade que o auditor do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul Cesar Artur Ataudt Follmann e a equipe da Smec apresentaram indicadores da educação local.


À tarde, o seminário foi dividido em atividades específicas por segmentos. Gestores participaram de um debate com a diretora da URI/FW, doutora Elisabete Cerutti, sobre estratégias para potencializar resultados a partir da gestão da avaliação. Simultaneamente, os participantes acompanharam a palestra da doutora Juliane Claudia Piovesan, que tratou da avaliação como ação pedagógica. Após, Luci Mary Duso Pacheco abordou o papel da avaliação na colheita de bons resultados a partir de boas práticas escolares.


O evento contou com apoio da URI/FW, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU). De acordo com Elisabete Cerutti, na URI a extensão firma-se como um pilar essencial do compromisso social. “Como universidade comunitária, temos no desenvolvimento regional o nosso princípio orientador. Nesse contexto, a extensão atua como elo entre o saber acadêmico e as demandas reais das comunidades onde está inserida”, frisa a diretora.


Por meio de projetos, programas, eventos e ações concretas, a URI fortalece sua atuação transformadora, promovendo a inclusão, o diálogo e a construção conjunta de soluções para os desafios sociais.


– Nesse aspecto, a universidade, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação, foi apoiadora do evento e nos sentimos honrados em fazer a caminhada de formação continuada da rede municipal de Frederico Westphalen. Trata-se de um processo em paralelo com os professores e gestores que não tem medido esforços para qualificar os processos de ensino e aprendizagem. Agradecemos a secretária de Educação Maristela Piovesan de Freitas  e sua equipe que confiam à URI essa grande jornada e desejamos a todos os envolvidos pleno êxito neste caminhar – finaliza Elisabete.

Confira as imagens: