URI sedia Festival Atena e propaga cultura
Coral da universidade e alunos se apresentaram mostrando seus talentos no evento que em 10 dias de programação reuniu 135 apresentações artísticas

O 11º Festival Atena foi realizado de 27 de junho a 6 de julho na URI/FW. Além de sediar o evento, a universidade foi apoiadora e também participou de diversos momentos da programação. As atividades, todas gratuitas, incluíram arte, cultura e solidariedade, envolvendo 10 linguagens artísticas, oficinas, espetáculos, exposições e seminários. Um movimento que contou com 135 apresentações artísticas e conectou a comunidade através da expressão artística.
A URI esteve representada pelo seu Coral que se apresentou dias 27 de junho, na abertura, e dia 29 de junho; pelo Coral Infanto Juvenil da Escola de Educação Básica – composto por 64 alunos, de 6 a 12 anos – que esteve no palco no dia 29 de junho; pela reunião no dia 30 de junho, no Small Farm Hub, envolvendo a Academia Frederiquense de Letras que tem quatro membros da URI, incluindo a diretora geral Elisabete Cerutti que é presidente. O momento contou com a declamação de poesia do aluno do 8º ano da Escola, Lorenzo Santa Helena Franzmann.
Também, estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola, participaram da Exibição Audiovisual de Curtas Infantis, no dia 1º de julho, nos turnos da manhã e tarde. Ainda, a biblioteca da URI recebeu a Galeria de Artes, com visitação de público da universidade, inclusive de representantes de diversos cursos superiores e da comunidade em geral, que conheceu obras sobre meio ambiente, cultura afro, sustentabilidade ambiental e manifestações artísticas relacionadas a obras literárias.
Além disso, o Atena contou ainda com prática cultural de Capoeira com professor e egressos da URI. Também, educandos da Escola participaram da programação do dia 6 de julho, assistindo shows de mágica, apresentações de teatro e de palhaços.
Invasão poética
Outro momento significativo foi no dia 30 de junho, com a Invasão Poética na universidade, que contou com poesias sobre minorias e maiorias, declamadas por membros da Academia Frederiquense de Letras e voluntários, que se apresentaram em salas de aula no turno da noite. O projeto foi idealizado pela diretora da URI, Elisabete Cerutti, e pela coordenadora do curso de Psicologia, Eliane Cadoná. Os textos foram escolhidos pelos professores Adilson Habowsci, Luana Teixeira Porto e Ana Paula Teixeira Porto.
Segundo Eliane, a Invasão Poética foi uma iniciativa da URI, da Academia Frederiquense de Letras e da Associação Cultural Atena. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar o público acadêmico, através da leitura de textos literários e de poesias, para diferentes realidades e pontos de vista vividos no Brasil.
– As obras selecionadas são de autores que falam de diferentes lugares e contextos brasileiros, a exemplo de Viviane Mosé, Clarice Lispector e Manoel de Barros. "Invadiram" 35 salas de aula de estudantes da URI, Vanessa Dal Canton (professora da URI e doutoranda do PPGEDU-URI/FW), Joel Felipe Guindani (membro da AFL, professor da UFSM e estudante de Psicologia da URI/FW), Denise Zanatta (professora da URI/FW) e Eliane Cadoná (professora da URI/FW e membro da AFL), emprestando suas vozes para leituras e recitações. O momento foi único, e trouxe arte para um espaço tão rico e diversificado, que é a universidade – destaca a coordenadora de Psicologia.
Em Cena
Os integrantes do Centro de Dança Em Cena, conduzido pela professora Thays Londero, fizeram diversas apresentações durante o Festival Atena, recebendo inúmeros reconhecimentos:
1º lugar: Trio Juvenil – Danças Urbanas.
1º lugar: Grupo Adulto – Estilo Livre.
1º lugar: Grupo Juvenil – Jazz.
1º lugar: Solo Juvenil – Estilo Livre.
1º lugar: Duo Juvenil – Dança Contemporânea.
2º lugar: Grupo Juvenil – Ballet.
2º lugar: Grupo Adulto – Danças Urbanas.
Destaque: Melhor Grupo – Em Cena Centro de Dança.
Destaque: Melhor Coreógrafa – Thays Londero.
Indicação a melhor bailarina: Renata Freo da Rosa.
Indicação a melhor coreografia: “Além do Horizonte”, “ELA's” e “Não Me Deixe”.
Avaliação
De acordo com a diretora geral, Elisabete Cerutti, a URI se sente muito honrada em mais um ano sediar o Festival Cultural Atena, porque além de apoiar, a instituição disponibilizou também várias proposições artísticas e culturais que nascem no estabelecimento de ensino e são propagadas para a comunidade que visita o festival. “Isso tem um alcance em todas as manifestações artísticas, mas principalmente denota da missão da nossa universidade, que é a promoção humana e cultural para que também os indivíduos, além de conhecimento, possam desenvolver essa sensibilidade às manifestações que o mundo de hoje tanto preconiza na educação”, finaliza.