Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI sedia Olimpíada de Química

A URI – Câmpus de Frederico Westphalen, através da Escola de Educação Básica e do curso de Química Industrial, foi um dos locais de realização da prova da XIV Olimpíada de Química do RS no último sábado, 17.
Aproximadamente 200 alunos, de diversas escolas da região, realizaram a prova.
A professora Paula Balestrin, coordenadora do Curso de Química Industrial da URI -câmpus Frederico Westphalen e das Olimpíadas de Química do Rio Grande do Sul da cidade polo de Frederico, salienta que este evento vem se destacando a cada edição, contando com a participação de um expressivo número de alunos de ensino médio de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do estado.
Para a professora Paula, a participação dos alunos nas Olimpíadas de Química tem demonstrado um crescente interesse destes pela área da Química, área esta que vem se destacando de forma significativa no mercado de trabalho.
“O amplo leque de atuação é um dos atrativos da profissão. O estudante formado em química pode trabalhar na área da docência, meio ambiente, área criminal (Polícia Federal), em indústrias das mais diversas áreas: petroquímica, polímeros, tintas, alimentos, cosmético, defensivo agrícola, têxtil, cerâmica, cimento, medicamentos, entre outros”, destaca a professora.
A olimpíada de Química é um evento que integra o Projeto Olimpíadas de Química, onde tem por objetivo estimular o estudo da ciência nas escolas do Ensino Médio e Tecnológico, promovendo a integração entre professores e alunos de diferentes localidades do Rio Grande do Sul. Além disso, busca ampliar a participação das escolas federais, estaduais, municipais e particulares do RS na Olimpíada Brasileira de Química, descobrindo jovens com talento e valorizando seu conhecimento químico no âmbito da escola e da sociedade.