URI sedia palestra internacional sobre economia circular

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW com apoio do Prof. Gelson Pelegrini
18/11/2016

A URI/FW através do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária sediou na última quarta-feira, 16 de novembro, um importante evento que contou com a participação do renomado Sociólogo Terry Marsden, professor da cadeira de Política Ambiental e Planejamento na Escola de Planejamento e Geografia na Universidade de Cardiff, na Inglaterra. Ele é Diretor do Sustainable Places Research Institute em Cardiff,  também é decano da University Graduate College.


Marsden veio ao Brasil para participar de uma série de atividades, entre elas ministrar a palestra na URI em que falou sobre “Rumo a construção de lugares sustentáveis  e economia circular. A palestra em inglês, contou com a tradução do professor Sergio Schneider, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.


Segundo o professor Gelson Pelegrini, um dos responsáveis pela vinda do Dr. Marsden,  “o modelo atual de desenvolvimento vem apresentando os seus limites, muitas questões estão desconectadas, não possui mais nexo produzir alimentos com tantos insumos, isto é insustentável, afirma o professor Terry. Assim temos a responsabilidade de construir novas alternativas de bioeconomia pensando em circuitos mais curtos”.


A palestra foi apresentada aos professores e acadêmicos da URI/FW, Universidade Federal de Santa Maria, Câmpus Frederico Westphalen, Instituto Federal Farroupilha e ainda as Universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e UERGS.


Após a palestra, o evento teve os lançamentos dos livros da série Estudos Rurais:

 “Construção de Mercados e Agricultura Familiar: Desafios para O Desenvolvimento Rural”, organizado pelos professores Flávia Charão Marques; Marcelo Antônio Conterato e Sergio Schneider.


“Produção, Consumo e Abastecimento de Alimentos: Desafios e Novas Estratégias”, organizado pelos professores Fabiana Thomé da Cruz; Alessandra Matte e Sergio Schneider.


E também da série Estudo Camponeses e mudanças Climáticas:

“Regimes alimentares e questões agrárias”, de Philip McMichael, e “Camponeses e a arte da agricultura”, de Jan Douwe van der Ploeg.

 

Confira as imagens: