URI tem programação diversificada na Expofred 2025

Como patrocinadora Diamante do evento, universidade leva conhecimento e interação à feira

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
06/05/2025

A URI/FW esteve presente na Expofred 2025, realizada entre os dias 30 de abril e 4 de maio, no parque de exposições de Frederico Westphalen. Acreditando no potencial do evento, a universidade foi patrocinadora Diamante da feira, que reuniu 370 expositores, somou R$ 285 milhões em negócios fechados e prospectados e contou com a participação de mais de 180 mil pessoas, de acordo com os organizadores. A universidade estava com quatro espaços: o estande institucional no pavilhão 7, o estande da Rede Agro URI no pavilhão Conexão Agro, o espaço de Boas-vindas com balanço instagramável e deck de descanso.


A instituição de ensino superior, por meio de seus profissionais, direção e alunos, ministrou palestras, coordenou rodas de conversa e debates, realizou evento de lançamento da programação dos seus 33 anos, pré-lançou o Vestibular de Inverno, entregou brindes, apresentou a Escola de Educação Básica, os cursos de graduação, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) e os serviços. O Coral da URI também marcou presença, encantando quem passou no pavilhão 7, no dia 1º de maio.

 

Roda de Conversa

No espaço Conexão Agro Expofred aconteceram importantes momentos. Na manhã do dia 2 de maio, o tema principal foi a cadeia produtiva do leite. No mesmo turno, também aconteceu o lançamento do Programa Estadual de Recuperação de Solos, com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), Vilson Covatti e do presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz. Na sequência, o representante da empresa Pioneer Sementes, Dimas Cardoso, falou sobre silagem, destacando a necessidade da busca de conhecimento para a produção e estocagem do produto. Representando a Cotrifred, João Flávio Piaia abordou sobre a correlação necessária entre a gestão e o manejo adequado da propriedade para obter resultados eficientes na produção.


Após a explanação dos palestrantes, aconteceu a Roda de Conversa, conduzida pela URI, oportunidade em que os participantes foram questionados sobre diferentes temas. O engenheiro-agrônomo da Emater, Ronaldo Centenaro falou sobre os resultados que o Programa de Recuperação de Solos poderá gerar, principalmente tendo maior produtividade e inserção de práticas de gestão e produção. Também foi indagado aos palestrantes sobre a viabilidade das tecnologias e informações chegarem até os pequenos produtores, além da implementação, uma vez que a região é composta, na sua maioria, por pequenas propriedades. Nesse sentido, os palestrantes sinalizaram que é possível o programa se tornar realidade nas pequenas propriedades, desde que haja um esforço de todos os elos da cadeia, produtor, poder público, extensão, cooperativas, empresas e universidades.

 

33 anos da URI

Fazendo parte da programação da Expofred, a URI contou com um momento especial para marcar seus 33 anos, que serão comemorados dia 19 de maio. A programação foi realizada na feira, na sede dos Trilheiros, no dia 2 de maio, na presença de colaboradores da universidade, lideranças, autoridades e parceiros da instituição.


O momento contou com um painel de fotos que mostrou a história da URI e dos 56 anos da Fundação de Ensino Superior do Alto Uruguai (Fesau), inclusive com a presença de alguns de seus idealizadores, como o seu presidente, Luiz Panosso Netto, que relatou as dificuldades de iniciar o ensino superior na região e também destacou a alegria de poder contribuir com a formação de tantas pessoas.


Segundo a deputada estadual Silvana Covatti, que é egressa da URI e também prestigiou o momento, a universidade tem o poder de transformar a região por meio de seus egressos, formados com a qualidade do ensino da universidades. Também se pronunciou o presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção, Adilson Balestrin, elogiando a instituição que foca no conhecimento e no desenvolvimento das pessoas.


Os pró-reitores da URI, Ezequiel Albarello e Edite Susbrack, que são do Câmpus de Frederico Westphalen e atuam na Reitoria em Erechim, também participaram e destacaram a alegria de poder comemorar os 33 anos da universidade que ao longo das décadas se mantém sendo referência na região.


Para fechar a programação, a diretora Geral, Elisabete Cerutti, junto com os demais diretores, Carlos Eduardo Blanco Linares (Acadêmico) e Alzenir José de Vargas (Administrativo), fez uma menção especial a todos que fizeram e fazem parte da URI, sempre defendendo-a com afinco, dando o seu melhor para que a instituição cresça e cada vez mais contribua com o conhecimento e sucesso das pessoas e dos municípios da região.

 

Palestra

Com o tema  "Sucessão Familiar no Campo, Produção de Alimentos e Desenvolvimento Regional", os coordenadores Luís Pedro Hillesheim (do curso de Tecnologia Agropecuária) e Gelson Pelegrini (do curso de Agronomia), palestraram no Espaço Conexão Agro da Expofred, no dia 2 de maio. Também participaram estudantes do Programa Regional de Formação Para Sucessão do Campo, falando sobre os desafios da sucessão familiar no meio rural. Ainda estiveram presentes dando seus depoimentos, a diretora da Casa Familiar Rural de FW, Dulcinéia da Silva Zonta, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de FW, Amarildo Manfio, além de acadêmicos da URI e demais convidados.


Fazem parte do Programa Regional de Sucessão Rural, por meio de convênios com as prefeituras, os municípios de Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul, Palmitinho, Pinhal, Cristal do Sul, Caiçara, Vista Alegre, Rodeio Bonito, Erval Seco, Jaboticaba, Cerro Grande, Alpestre, Novo Tiradentes, Ametista do Sul, Planalto, Rio dos Índios e Pinheirinho do Vale.

 

Mulheres no Agro

A professora da URI, Roseli Zanchim, palestrou no dia 3 de maio no espaço Conexão Agro Expofred sobre “Mulheres no agro e suas propriedades rurais”. A docente destacou o papel fundamental e crescente das mulheres no setor, relacionando com a importância da boa administração das áreas rurais e o número de mulheres que têm nas propriedades: pelo Mapa, 19% de propriedades no país são administradas por mulheres. Falando em gestão, Roseli enalteceu as alunas da URI que conseguem gerir suas propriedades junto com os pais, focando na diversidade, inovação e empreendedorismo. A palestrante também enalteceu a importância da família para o bom andamento dos trabalhos no meio rural, e as oportunidades adicionais para quem estuda e amplia seus conhecimentos.

 

Vestibular

A URI também aproveitou a oportunidade para pré-lançar o seu Vestibular de Inverno, com prova a ser realizada no dia 29 de junho. Serão ofertadas vagas para 12 cursos de graduação – Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia, Terapia Ocupacional e Tecnologia em Agropecuária – e as inscrições abrirão em breve.

 

Pós e MBA

No dia 2 de maio, também foi lançada a Pós-Graduação em Perícia e Auditoria Contábil, destinada a bacharéis em Ciências Contábeis. O curso será presencial, com as aulas iniciando no segundo semestre deste ano. As inscrições abrirão neste mês de maio.

Durante a feira, também o MBA em Gestão, Liderança e Desenvolvimento de Equipes estava com desconto de 30% na matrícula. As inscrições estão abertas e seguem até dia 9 de maio, em eventos.fw.uri.br.

Confira as imagens: