URI/FW abre edital para Programa de Voluntariado

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
22/06/2021

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, torna pública a abertura do edital para seu Programa de Voluntariado. Coordenado pelo professor Rodrigo André Klamt, esse projeto procura inserir alunos voluntários na comunidade, buscando solucionar problemas de diferentes abrangências, como sociais, ambientais, culturais e tecnológicos, de forma gratuita e com qualidade.

 

Além das melhorias no cotidiano e bem estar da comunidade, o programa também traz benefícios aos alunos que participam, uma vez que proporciona experiências únicas de cidadania e solidariedade. O aluno que participa dessa iniciativa tem oportunidades de aprender com pessoas diferentes, obter experiência dentro da área de atuação, aumentar as chances de arrumar um emprego após a formação, desenvolver ideias inovadoras, melhorar o networking e aprimorar a sensibilidade e empatia, pelo contato direto com a comunidade.

 

Segundo o coordenador do programa, professor Rodrigo, “Os projetos e atividades de voluntariado são desenvolvidos com outras entidades diretamente envolvidas no exercício consciente da solidariedade e da cidadania. Dessa forma, o programa de voluntariado da URI tem por missão estimular a comunidade acadêmica a envolver-se em projetos, visando contribuir, de forma totalmente voluntária e solidária, na solução de problemas, com foco principal na comunidade regional”.

 

O Programa de Voluntariado, implantado como projeto, propõe cinco modalidades de intervenção abrangidas pelas áreas temáticas de extensão:

 

I. ações destinadas a diferentes grupos, entidades e associações de assistência social situadas na região de abrangência da URI, buscando contribuir com a entidade e na formação e educação dos estudantes universitários em valores humanos, como a solidariedade;

 

II. campanhas e outras ações sociais: voltadas à promoção dessas áreas temáticas de interesse social, promovidas pela Universidade ou em parceria com entidades governamentais ou não-governamentais;

 

III. ações solidárias desenvolvidas pela comunidade universitária que beneficiam os estudantes da própria universidade: por meio de atividades de estudo e apoio individual ou grupal a colegas com dificuldades ou lacunas de aprendizagem, ou pessoas com deficiências, entre outros;

 

IV. pesquisa científica e tecnológica ou atividade de extensão ao abrigo de editais Institucionais;

 

V. participação em atividades propostas por órgãos complementares e suplementares e setores da URI que beneficiem a formação do voluntário.