URI/FW adota plano de contingência para volta às aulas presenciais
Medidas bio-sanitárias e mudanças de infraestrutura foram feitas para melhor receber alunos e professores

A URI, Câmpus Frederico Westphalen, retornará às atividades presenciais acadêmicas no segundo semestre letivo de 2021, que inicia no dia 2 de agosto. Para receber os estudantes e professores, a universidade preparou um plano de contingência, já protocolado e aprovado pelo poder público municipal.
Entre os cuidados bio-sanitários observados no plano de contingência, foram analisados os aspectos de articulação e comunicação com a comunidade acadêmica, infraestrutura sanitária, como higienização, desinfecção e uso de equipamentos de proteção individual e máscaras, bem como o distanciamento social.
Além disso, foi preparada uma Central Covid, integrada ao Ambulatório do Câmpus e assistida por profissionais da saúde. O espaço funcionará durante os três turnos de aulas e é para onde serão encaminhadas possíveis ocorrências relacionadas à Covid-19. Também, a infraestrutura da instituição foi repensada para melhor atender os acadêmicos. Foram preparadas 40 salas de aulas e adaptados o auditório e o salão de atos, a fim de acomodar todos os alunos durante as aulas. Nestes espaços, será disponibilizado álcool gel, priorizada a ventilação natural, para garantir a circulação do ar, além de informações sobre assepsia, através de comunicação visual.
As aulas ministradas no turno da noite ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 19 horas às 21h45min, sem intervalo, com aulas no sistema híbrido nas sextas-feiras e sábados de maneira simultânea e/ou complementar, por meio dos mais variados recursos pedagógicos e tecnológicos disponíveis na instituição de ensino. Já as aulas do turno diurno serão somente presenciais e ocorrerão de segunda-feira a sábado. Há situações particulares de disciplinas do turno diurno, como o horário de término, que cada Coordenação de Curso informará às turmas.
Também, há um planejamento criterioso do fluxo de entrada e saída dos alunos, professores e demais profissionais da comunidade acadêmica, a fim de evitar aglomerações. Por este motivo, não serão realizados momentos de intervalo, principalmente nas semanas iniciais do retorno, uma vez que as pessoas necessitam compreender este novo momento, o que tende a ser educativo para todos os usuários.
Além das medidas gerais, considerando todas as medidas de segurança sanitária que propiciem um ambiente saudável e com o menor risco possível para a saúde e o bem-estar da comunidade acadêmica, a universidade comunicou a todos os acadêmicos recomendações e solicitação de cuidados de higiene e distanciamento.
Em caso de comorbidades, os acadêmicos devem apresentar atestado junto ao Setor de Atendimento ao Estudante e, enquanto perdurar o atestado, o estudante terá direito a atividades domiciliares aos casos descritos pela ciência médica. Caso o atestado seja inferior a 15 dias, o aluno deve procurar pelo coordenador de curso que orientará sobre as questões acadêmicas.
A direção da URI/FW deseja um ótimo retorno a toda a comunidade acadêmica e reforça que a adaptação será mais fácil se cada um fizer sua parte, adotando as medidas corretas de segurança para cuidar de si mesmo e dos outros.