URI/FW aguarda autorização para 3ª turma do Pronera

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Imprensa URI/FW
20/12/2018

A URI/FW, através do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária recebeu nesta terça-feira, 18, o Analista do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra no RS, Walter Morales Aragão. Ele atua como Assegurador do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera e veio acertar com a Coordenação do Curso a abertura do edital para 3ª turma de ingressantes.


Segundo Walter, as tratativas avançadas sobre a oferta da terceira turma são a certeza da ação.


Esse ano o Pronera comemorou 20 anos, com milhares de alunos e centenas de cursos pelo país, e nesse sentido a URI é pioneira. Porque continua sendo o único curso que oferece acesso ao nosso público de agricultores familiares beneficiários programa de crédito fundiário. Que oportuniza aos pequenos produtores rurais adquirir uma área para desenvolver projetos novo. E a ideia de associar a um programa de escolarização como é o Pronera, é de melhorar a condição de vida dessas famílias e otimizar o investimento que o Governo Federal faz em crédito fundiário e uma boa utilização desses recursos”, afirma o Assegurador.


O professor Gelson Pelegrini, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária diz que a experiência construída pela URI/FW desde 2004 na formação de agricultores e com o Pronera a partir do decreto de 2010, que possibilitou que a Universidade apresentasse projeto que resultou na primeira turma em 2014, segunda em 2015. Das quais temos 30 formados beneficiários do crédito fundiário e a previsão de mais 33 formandos em fevereiro de 2019 é motivo de satisfação.


Isso nos alegra muito e dá para a comunidade regional a certeza que a URI/FW juntamente com os parceiros, no caso o Incra e o Pronera e demais parceiros, cumpriram o seu papel e a sua função de formar e capacitar agentes de desenvolvimento, cidadãos e agricultores que vão trabalhar seus projetos de vida e profissional”, conclui o professor.


O resultado da aprovação e lançamento do edital para vagas na 3ª turma do Pronera no Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária deve ser divulgado no início de 2019.
 

Confira as imagens: