Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI/FW apresenta modelo de ensino inovador em Agronomia em POA
Experiência da formação por alternância foi destaque no encontro estadual
O coordenador do curso de Agronomia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, Gelson Pelegrini, apresentou no dia 14 de novembro, a experiência inovadora "A formação por alternância no Curso de Agronomia: ensino superior conectado com a realidade da agricultura" durante o 9.o Encontro Estadual de Coordenadores de Curso de Agronomia (EECCA). O evento, promovido pela Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS) e pelo CREA-RS, reuniu coordenadores de todo o Estado, em Porto Alegre.
O modelo de formação por alternância, que rendeu à URI/FW o conceito 5 (máximo) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), foi compartilhado com a comunidade acadêmica gaúcha como exemplo de ensino superior alinhado às necessidades do setor agrícola. A metodologia alterna períodos de formação teórica na universidade com etapas de aplicação prática no campo, conectando os estudantes diretamente com a realidade da agricultura regional.
Sucesso comprovado
Durante sua palestra, que integrou a programação do encontro, Pelegrini detalhou como a URI/FW vem desenvolvendo esta experiência pedagógica, que tem se mostrado eficaz na formação de profissionais mais preparados para os desafios do agronegócio. O conceito máximo obtido junto ao MEC comprova a excelência da iniciativa.
- Esta metodologia permite que o aluno vivencie na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula, criando um ciclo virtuoso de aprendizagem onde a teoria ilumina a prática e a prática consolida a teoria – explicou o coordenador durante sua apresentação.