URI/FW forma profissionais de excelência e abre portas para o mercado de trabalho

Egressa de Psicologia elogia a formação na universidade baseada em aspectos teóricos, práticos e éticos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
19/10/2023

Os índices de empregabilidade do psicólogo são muito altos, na atualidade. Tanto o setor público, quanto o privado, reconhecem que a profissão é essencial para o desenvolvimento de ações de promoção de saúde junto a grupos e instituições.

Pesquisas revelam que a procura pelo egresso de Psicologia tende a aumentar nos próximos anos, dado o crescente reconhecimento da importância da profissão e do trabalho desempenhado. Assim, as universidades são desafiadas, cada vez mais, a ampliarem ofertas de vagas para formação no curso.

Dentro deste contexto, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, tem uma grande preocupação em formar profissionais de excelência para o mercado de trabalho. Por isso, o diploma emitido pela universidade é muito valorizado, não somente no contexto regional, mas também estadual e até nacional. A amplitude dessa valorização é fruto da grande qualidade da formação do curso de Psicologia da URI, que faz com que seus egressos obtenham credibilidade junto ao mercado de trabalho.

Esse resultado é alcançado devido a uma atuação séria e competente do corpo docente da URI/FW, que prima por um ensino presencial, articulando, desde o início da graduação, processos de ensino, pesquisa e extensão, dando ao seu acadêmico uma formação completa no que tange aos aspectos teóricos, práticos e éticos.

Uma das egressas da graduação é Heloísa Derkoski Dalla Nora, que elogia o formato que a graduação é desenvolvida. “Durante o curso, tive contato com diversas áreas da Psicologia. Dentre elas, acabei tendo uma identificação maior, com a Psicologia Social e a Terapia Familiar Sistêmica. A graduação me deu a oportunidade e o incentivo de, desde muito cedo, fazer parte da iniciação científica, que foi onde desenvolvi meu interesse pela pesquisa. Mais tarde, isso se tornou parte da minha carreira profissional e acadêmica, através do Mestrado em Educação, também cursado na URI/FW. Nesse período, pude desenvolver mais os meus estudos sobre Gênero, Mídia e Infância, que já era um público com quem eu trabalhava na clínica particular”, conta Heloísa.

Nos estágios curriculares da graduação, a então acadêmica também iniciou o que se tornou o que ela chama de uma paixão pela clínica, voltada à Psicologia Social e à Terapia Familiar. “Então, logo que terminei o curso, em 2019, também fiz uma pós-graduação em Terapia Familiar Sistêmica, que me ajudou muito na hora em que comecei os atendimentos em consultório particular, longe dos professores e das supervisões da universidade. Ainda, estou em fase final de uma Formação em TCC em Infância e Adolescência, e recentemente comecei mais uma pós-graduação em Terapia de Família e Casal”, relata.

Hoje, Heloísa faz atendimentos individuais e de família, com foco nas formas como os sujeitos se relacionam com o mundo, entre si e consigo, levando sempre em consideração questões como gênero e territorialidade, e a construção dos modelos de relação que predominam. “Trabalho em um espaço de atendimento que aos poucos consegui organizar e modificar conforme as necessidades da minha experiência se apresentavam, e que seu território é marcado pelo sujeito e profissional que sou”, finaliza Heloísa.

 

Vestibular

Você também pode fazer parte desta universidade que tem alto índice de empregabilidade. As inscrições para o Vestibular 2024 da URI estão abertas com vagas também para o curso de Psicologia. Os interessados podem se inscrever até dia 25 de outubro em vestibular.uri.br, com aplicação das provas no dia 29.