URI/FW inicia de Programa de Residência Pedagógica

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Imprensa
23/08/2018

A URI/FW, através dos cursos de Letras, Matemática e Pedagogia, deu início esta semana ao Programa de Residência Pedagógica.


De acordo com a professora Juliane Piovesan, o programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica, a partir da segunda metade do curso.


O principal objetivo do programa é aperfeiçoar a formação dos discentes de Cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias”, explica a professora.


A URI/FW tem um Núcleo Interdisciplinar de Residência Pedagógica, que contempla 24 acadêmicos, dos Cursos de Letras, Matemática e Pedagogia.


Este ano as Escolas e os docentes preceptores das Escolas de Educação Básica envolvidas são:

- Pedagogia – Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli – Professora Carla Rosane Pigatto;

- Matemática – Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju - Professora Daniela Tarouco Veiga Ferreira;

- Letras – Língua Portuguesa - Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju - Professora Adejane Pires da Silva.


Os docentes que orientarão o Programa na URI/FW são:

-LETRAS – Professora Adriane Ester Hoffmann;

- MATEMÁTICA - Professora Vildes Mulinari Gregolon;

- PEDAGOGIA – Professora Juliane Cláudia Piovesan.


Juliane destaca também que “especificamente o Núcleo Interdisciplinar de Residência Pedagógica do Câmpus de Frederico Westphalen objetiva desenvolver práticas que conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa e multidisciplinar a relação entre teoria e prática profissional docente, com competências relativas a identificação e compreensão da mediação entre a Universidade e as Escolas de Educação Básicas, por meio da inserção dos acadêmicos nesse contexto”.


Assim, para a URI e os Cursos envolvidos esse Programa é de suma importância, pois aproximará, ainda mais, a Universidade do contexto da Educação Básica, sendo determinante para o aprimoramento do acadêmico em seu processo de construção profissional e pessoal.
 

Confira as imagens: