URI/FW inova e PPV é apresentado em propriedade rural

Projeto Profissional e de Vida de aluno do curso de Tecnologia em Agropecuária mostra as formas adotadas para garantir a sucessão familiar

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
25/06/2026

O grande diferencial do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW é a metodologia de ensino que vai além da sala de aula. Por meio da Pedagogia da Alternância, o estudante não apenas aprende a teoria, mas a aplica na prática em sua própria propriedade, desenvolvendo um projeto que integra sua vida profissional e pessoal ao longo de todo o curso.

 

Foi exatamente isso que aconteceu na propriedade da família Antunes, no dia 23 de junho, em Pinheirinho do Vale. O estudante Dener apresentou seu Projeto Profissional e de Vida (PPV), que tem como foco principal a sucessão rural — um dos temas mais importantes para garantir a continuidade e a sustentabilidade da agricultura familiar na região. A apresentação foi conduzida em formato de dia de campo, em que os participantes puderam percorrer a propriedade e ver, na prática, como as técnicas estudadas estão sendo aplicadas.

 

Para tornar a apresentação mais didática e acessível, o seminário foi dividido em quatro "estações", cada uma abordando um aspecto fundamental da produção leiteira e da gestão da propriedade.

 

A primeira estação começou com a recepção da família Antunes e a apresentação da história e dos membros da família. O foco principal foi mostrar como o sistema de produção está organizado, desde o cuidado com o solo e a adubação até o planejamento das pastagens e o processo de fermentação da silagem — um alimento essencial para o gado no período de escassez de pasto. Também foi destacada a importância da produção de alimentos para a subsistência da família, o que garante qualidade de vida e reduz os custos.

 

Na segunda estação, o assunto foi o manejo do rebanho leiteiro. Dener explicou como está sendo feito o cuidado com a qualidade do leite, desde a dieta fornecida aos animais até o manejo em diferentes fases da vida da vaca, como a lactação e o período seco. A criação de terneiras também foi abordada, demonstrando a preocupação com o futuro do rebanho.

 

A terceira estação foi dedicada à alimentação dos animais, um dos pilares da produção leiteira. Foi detalhado o processo de fermentação da silagem, mostrando como são feitos os cálculos de volume, consumo e qualidade desse alimento tão importante. Em seguida, a atenção se voltou para as pastagens. Em uma demonstração prática, Dener mostrou as áreas onde houve roçada e onde não houve, explicando como o manejo da altura de pastejo e a rotação dos piquetes influenciam o rebrote da planta, a fotossíntese e a saúde do solo.

 

A última estação destacou um dos pontos mais inovadores do projeto: a integração entre a suinocultura e a produção de volumoso para os bovinos. A família Antunes utiliza o dejeto dos suínos como adubo para as pastagens, fechando um ciclo de nutrientes na propriedade. Dener explicou quanto de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) está presente nesse adubo natural e a importância de controlar a densidade do dejeto, evitando o excesso de água para que os nutrientes sejam aproveitados da melhor forma possível.

 

O Projeto Profissional e de Vida do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW não é apenas um trabalho acadêmico, mas um plano para o futuro do estudante e de sua família. Ao ser desenvolvido em parceria com a família, o PPV garante que todos estejam engajados na busca por melhorias na propriedade, fortalecendo os laços e garantindo que a próxima geração tenha as ferramentas necessárias para dar continuidade ao negócio familiar.

 

De acordo com o coordenador do curso superior, Luís Pedro Hillesheim, o evento foi mais do que uma simples apresentação. Foi a demonstração clara de que é possível aliar o conhecimento técnico à realidade do campo, formando profissionais capacitados e apaixonados pela sua terra e pela sua história. “A iniciativa da URI/FW, ao promover esse tipo de vivência, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional e com a sucessão rural no Alto Uruguai”, frisa.

Confira as imagens: