URI/FW oferece vários serviços através dos Laboratórios de Análises Agroindustriais

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
09/02/2022

Os Laboratórios de Análises Agroindustriais (Anagro) são um centro de laboratórios com equipamentos modernos e de alta tecnologia que possibilitam análises em diversos setores da indústria e da agricultura. Os laboratórios trabalham com foco no cliente e na excelência na prestação de serviço, sem perder o vínculo acadêmico, proporcionando benefícios da extensão da universidade para toda a comunidade regional. 

Por meio dos serviços da Anagro são apresentadas soluções em diversos segmentos para, assim, auxiliar os clientes na solução de suas demandas e problemas, possibilitando a evolução conjunta da universidade e do comércio em geral. Dentro da Anagro, existem cinco laboratórios, cada um voltado a uma forma de análise agroindustrial.


Especificações e contatos

Qualidade do Leite

Presta serviço de análises para controle da qualidade de leite para o atendimento das INs 76 e 77 – MAPA, bem como para empresas que atuam no manejo e sanidade do rebanho leiteiro. Também atende produtores que buscam melhorar o rendimento e a qualidade do leite produzido em sua propriedade. Recentemente, o laboratório se credenciou junto à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, órgão fiscalizador do Estado de Santa Catarina, para realização dos exames de brucelose, cuja execução é obrigatória uma vez por ano no Estado. Os clientes do laboratório podem consultar os resultados de suas análises de forma totalmente on-line, bem como receber por SMS. O contato pode ser feito pelo telefone (55) 3744-9208, ou via e-mail, pelo endereço laab@uri.edu.br.


Águas e Efluentes

O Laboratório de Água e Efluentes presta serviço de análises para controle da qualidade de água de indústrias e agroindústrias, bem como de empresas prestadoras de serviços que gerem efluentes. Com amplo escopo de análises, o laboratório atende as mais diferentes exigências de órgãos municipais, estaduais e federais, quanto aos efluentes e água tratada dos mais diversos setores. A equipe do laboratório pode ser contatada pelo e-mail aguas@uri.edu.br ou pelo telefone (55) 3744-9206.


Solos

Realiza análise de solos físicos, químicos e de tecido vegetal sendo conceituado junto à Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solos do RS e de SC com conceito A. O Laboratório de Solos possui clientes de toda a região Sul do Brasil devido à facilidade de envio de amostras via logísticas existentes. São atendidos produtores rurais, empresas que prestam assessoria ao homem do campo e técnicos que trabalham com agricultura de precisão. Os clientes podem consultar os resultados por meio do portal do laboratório, de forma totalmente online. O contato com o laboratório pode ser feito por e-mail e telefone, nos endereços solos@uri.edu.br e (55) 3744-9204.


Alimentos, Bebidas e Nutrição Animal

Com modernos equipamentos, este laboratório atende a agroindústrias que possuam credenciamento junto ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, bem como órgãos fiscalizadores municipais, indústrias em geral e produtores rurais. O Laboratório de Alimentos, Bebidas e Nutrição Animal conta com escopo nas mais diversas análises de alimentos e produtos industrializados e análises de nutrição animal para silagem e ração para rebanho. O telefone para contato é (55) 3744-9205, e o e-mail é alimentos@uri.edu.br.


Análises Clínicas Animal

O Laboratório de Análises Clínicas Animal realiza diagnósticos na área veterinária, como a identificação de patógenos causadores de mastite e antibiograma. O contato pode ser feito via e-mail, pelo endereço lac@uri.edu.br, ou por telefone pelo número (55) 3744-9289.

Para auxiliar o cliente, a Anagro conta com uma logística própria para coleta em todos os laboratórios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, todas as semanas. Os laboratórios possuem carro refrigerado próprio para atender aos diversos clientes, armazenando corretamente as amostras.



Confira as imagens: