Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI/FW participa do IX Simpósio Brasileiro de Educação em Solos

A URI/FW, através do curso de Tecnologia em agropecuária – Pronera participou do IX Simpósio Brasileiro de Educação em solos (SBES), realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na cidade de Dois Vizinhos.
O evento realizado entre os dias 15 e 18 de maio teve por objetivo fomentar a discussão e o compartilhamento de informações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão em Ciência do Solo e áreas correlatas, contou com diversas palestras.
No dia 16, aconteceu uma mesa redonda que abordou a temática “Comunicação ou Extensão?”, na qual, o professor Gelson Pelegrini, da. URI/FW falou sobre o tema “Solos e Educação no Campo”. Também participou da discussão, o acadêmico do 6º Semestre do curso de Tecnologia em Agropecuária do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Ademir José da Silva.
Na oportunidade, Ademir, que é um jovem agricultor, residente no município de Pinheirinho do Vale, no norte do Rio Grande do Sul, região esta historicamente caracterizada pela ampla presença de agricultores familiares, relatou aos presentes a importância da educação no campo no contexto da agricultura familiar. O acadêmico falou ainda sobre as melhorias que vem sendo realizadas na propriedade, desde o ingresso no curso superior.
Ademir, falou também sobre o projeto profissional e de vida, que desenvolve na propriedade, bem como das metas já alcançadas e os objetivos ainda propostos.
“Eu apresentei a minha realidade, demonstrando que através do curso estou conseguindo ajustar o meu sistema de produção para que o mesmo seja viável, possibilitando que, eu e minha família possamos permanecer no meio rural com qualidade de vida”, contou Ademir.