URI/FW participa dos 20 anos de Educação na Reforma Agrária

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa da URI/FW
20/06/2018

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio da Coordenação Geral de Educação do Campo e Cidadania, e o Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec) realizaram o Encontro Nacional dos 20 anos do Pronera e da Educação do Campo, como parte das comemorações aos 20 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - Pronera. 

 

 

O evento, que teve como tema “Educação é direito, não é mercadoria”, aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), e foi destinado a todo o público envolvido com o Pronera e com a educação do campo. 

 

 

O curso de Tecnologia em Agropecuária da URI – Campus de Frederico Westphalen, esteve presente através da participação do professor e coordenador Luis Pedro Hillesheim, do acadêmico Vilceu Lucas Mazanti  e do egresso do curso Eduardo Felipe de Quadros.

 

 

Dentre as diversas atividades, os representantes da URI- FW participaram de uma importante reunião com a Secretaria Nacional do Desenvolvimento Agrário, Raquel Porto Santori. Na oportunidade, os participantes reforçaram a importância da continuação e ampliação do PRONERA e da educação no campo, especialmente na região do Médio e Alto Uruguai, em que o número de acesso via credito fundiário foi muito expressivo. 

 

 

Os acadêmicos, juntamente com o coordenador do curso, participaram ainda de relatos de experiências durante o evento. Em seu depoimento, o egresso do curso Eduardo declara que, pra ele, sendo filho de pequenos agricultores e de família humilde, se formar no Pronera foi uma emoção muito grande. “De uma família de dez irmãos, eu sou o único que consegui fazer um curso superior, graças ao Pronera”. Eduardo, ainda declara que durante o curso ele implantou um sistema de produção de ovos caipira em sua propriedade, por meio do desenvolvimento de seu projeto profissional e de vida, o que possibilitou melhorar a qualidade de vida de sua família.

 

 

Eduardo também ressalta os reflexos desta política pública para a comunidade em geral. “Do Pronera emergem várias lideranças na região, presidentes de sindicatos, professores, e o mais importante, a maioria dos meus colegas permaneceram residindo no meio rural, trabalhando em suas propriedades”.

 

Para o Acadêmico Vilceu, “foi uma satisfação enorme poder participar do encontro, especialmente por poder representar a URI e os benificiários do credito fundiário, e compartilhar experiências com pessoas de todo o Brasil”. Vilceu ainda comenta que, sua participação no evento, fez com que ele compreendesse realmente o que o Pronera representa para o Brasil e principalmente para os assentados, quilombolas, ind&i

Confira as imagens: