URI/FW promove curso para capacitar vereadores
O objetivo da formação, lançada oficialmente na quinta-feira, 13, é contribuir com a preparação dos participantes para as atividades de gestão pública

Para oferecer aos vereadores da região do Alto Uruguai, conhecimentos que possam gerar aperfeiçoamento no desempenho de suas atividades relacionadas às suas funções nos Poderes Legislativos Municipais, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, lançou, na quinta-feira, 13, o curso Competências Técnicas e Jurídicas no Exercício da Vereança. As inscrições podem ser feitas na Página de Eventos da URI/FW, até 11 de setembro.
O lançamento do curso aconteceu no Encontro Regional de Qualificação de Vereadores e Servidores de Legislativos Municipais, realizado no Auditório da URI, sendo promovido pelo Programa de Orientação à Administração Pública do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS).
Na oportunidade, estiveram presentes lideranças regionais, como vereadores e servidores da gestão pública, representantes da imprensa e autoridades estaduais, como o Assessor Jurídico da Presidência do TCE-RS, Odacir Klein, o Presidente da União Estadual dos Vereadores, Silomar Garcia Silveira, e o Coordenador Regional SRFW do TCE-RS, Gerson Luis Batistella. Ainda participaram o Prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, o Presidente da Câmara de Vereadores de FW, Raul Pazuch, e a diretora geral da universidade, Elisabete Cerutti. O lançamento do curso foi apresentado pelos professores Aline Ferrari Caeran e Pablo Henrique Caovilla Kuhnen.
O objetivo da formação promovida pela URI/FW é ser um espaço dinâmico de aprendizagem e conhecimentos, bem como de desenvolvimento pessoal comunicativo e aprimoramento das aptidões para melhor realizar as atividades relacionadas à Câmara de Vereadores, como a gestão pública.
De acordo com o diretor acadêmico da URI, Carlos Eduardo Blanco Linares, a formação para Desenvolvimento de Competências Técnicas e Jurídicas no Exercício da Vereança vem sendo idealizado pela URI há tempos. “É uma preocupação e missão da instituição contribuir para a capacitação dos que cuidam e regulamentam a administração e a conduta do município. Temos certeza que as atividades previstas neste curso, que consideram aspectos jurídicos-legais, irão agregar no desenvolvimento pessoal dos vereadores, bem como, no aprimoramento das aptidões para a gestão pública de cada um”, destaca Linares.
Já Gerson Batistella comenta que a capacitação que a URI irá desenvolver atende as necessidades de propiciar qualificação e desenvolvimento dos agentes políticos Legislativos, que são os representantes da sociedade e precisam ser preparados, qualificados e desenvolvidos nos aspectos inerentes ao seu campo de atuação, cujo desempenho e ações impactam diretamente as gestões públicas municipais. “Assim, a URI, como grande indutora do conhecimento, se insere nesse contexto, iniciando por esse primeiro, de outros que provavelmente virão, para atuar nesses objetivos”, justifica Batistella.