URI/FW promove Encontro de Famílias para fortalecer sucessão rural e integração de gerações
Evento reuniu estudantes e familiares do curso de Tecnologia em Agropecuária, destacando a importância do conhecimento e da inovação no campo

O curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW promoveu o Encontro de Famílias, no dia 15 de abril. O evento, que integra a metodologia da Pedagogia da Alternância, teve como objetivo fortalecer os laços entre as gerações e discutir a sucessão rural, tema fundamental para o futuro do agronegócio.
O roteiro iniciou com apresentação dos visitantes, dos alunos, professores e direção da universidade, além da exposição do curso e da proposta pedagógica pelo coordenador, Luís Pedro Hillesheim. O grupo também esteve na biblioteca, nos laboratórios de Solos, Leite e Alimentos, de Anatomia e Morfologia Vegetal, e de Hidráulica e Hidrologia e, ainda, na cozinha escola.
Hillesheim destacou a importância de envolver toda a família no processo de formação dos jovens agricultores. "A sucessão rural é a base do nosso curso. O conhecimento deve permear duas, até três gerações, porque as propriedades precisam construir um caminho que una tradição e inovação", afirmou.
O coordenador ressaltou também a necessidade de conhecer a realidade dos acadêmicos. "Formamos os alunos analisando os seus contextos e, para isso, utilizamos a Pedagogia da Alternância e instrumentos como o Encontro de Famílias, buscando uma formação integral que garanta qualidade de vida no meio rural", explicou.
O curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW tem se destacado por aliar teoria e prática, preparando os jovens para liderar a transformação no campo, sem perder de vista suas raízes e o valor da agricultura familiar.
Sobre o curso
O Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW utiliza a Pedagogia da Alternância, que intercala períodos de estudo na universidade e aplicação prática nas propriedades rurais. A metodologia visa formar profissionais capacitados para modernizar a produção sem desvincular-se da realidade familiar e comunitária.