URI/FW promove lançamento de novas instalações da Escola Básica

Evento de reinauguração contou com a presença de autoridades locais e regionais

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
25/11/2022

A URI Frederico Westphalen promoveu, nesta sexta-feira, 25, a reinauguração do espaço da Escola de Educação Básica. A instituição que, atualmente, contempla Ensino Médio, passa, a partir de 2023, a atender alunos desde o Berçário até o Ensino Técnico-Profissional, e para tanto, realizou reformas na infraestrutura para melhor receber os novos estudantes.


O evento contou com a participação de autoridades locais e regionais, como o prefeito de Frederico Westphalen e presidente da Amzop, José Alberto Panosso, os vereadores Belonir Vendruscolo e Aline Caeran, a coordenadora da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Jô do Carmo, a conselheira do Conselho Estadual de Educação e Interlocutora da Suepro na CRE, Nirlene Aparecida Silveira Boeri, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Cristina Gubiani Aita, a presidente da Codemau, Marcia Faccin, e os prefeitos Daniel Coelho dos Santos, de Caiçara, e Zairo Riboli, de Vista Alegre.


Além das autoridades regionais, fizeram-se presentes a direção da URI/FW, diretora geral, Silvia Regina Canan, diretora acadêmica, Elisabete Cerutti, diretor administrativo, Ezequiel Plinio Albarello, e diretora da Escola Básica, Marcia Dalla Nora, bem como a Pró-Reitora de Ensino da universidade, Edite Maria Sudbrack, o presidente da AprofURI, Cesar Luis Pinheiro, e os representantes da Fundação Regional Integrada do Alto Uruguai, Luiz Panosso Netto e Ophelia Sunpta Buzatto Paetzold. Também participaram, na oportunidade, representantes do Conselho Tutelar de Frederico Westphalen, das cooperativas de créditos e bancos do município, o padre Carlos Alberto Pereira e o pastor Pery Brizolla.


A aprovação da Educação Infantil (Berçário, Maternal e Pré-Escola), Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Cursos Técnicos foi autorizada pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e pelo Conselho Estadual de Educação RS. Integrando as inovações propostas no Planejamento Estratégico da URI e primando pelo ensino de qualidade, as novidades da Escola de Educação Básica atendem à necessidade de ampliar a escola, considerando a demanda regional para estes níveis de ensino. 


Segundo a diretora da Escola Básica, Marcia Dalla Nora, a instituição tem como objetivo receber estudantes desde os primeiros anos de vida até concluírem a graduação ou até mesmo sua pós-graduação. “A nossa escola é um espaço de conhecimento, cultura, pesquisa e criatividade, em que se dá ênfase aos valores e atitudes. Continuando com a qualidade e excelência que já temos há 31 anos e contribuindo com a educação do nosso município e da região”, comenta a diretora.


Diferenciais da Escola da URI

A Escola Básica da URI oferece diferenciais desde horário, com período de atividade das 7h às 19h, até infraestrutura e projetos compartilhados com a universidade e cursos de graduação. Além do turno escolar com disciplinas do currículo, também serão oferecidas aos alunos várias possibilidades de atividades complementares.


Os estudantes terão acesso a aulas em laboratórios de ponta, professores especialistas, simulados internos e externos, acompanhamento nutricional, Núcleo de Acessibilidade e serviços de Atendimento Educacional Especializado com psicólogos e psicopedagogos, ambulatório, viagens de estudos, parcerias com balé, judô, curso de inglês e espaços diferenciados como hortas, bosque, quadra de esportes, ginásio, salas de artes e de cinema, biblioteca, e espaços de brincar internos, externos e pracinha de areia.


Inscrições

As matrículas para as turmas da Escola Básica estão abertas, e os interessados podem contatar a escola, pelos números (55) 3744-9210 ou (55) 9.9622-5322 ou ainda através do e-mail escola@uri.edu.br, para realizar inscrições ou agendar visitas à estrutura. Para possibilitar acesso a todos os públicos, serão ofertadas bolsas de estudos, além de descontos para grupos familiares, empresariais e outros.



Confira as imagens: