URI/FW promove palestras nas escolas do RS e SC

Atendendo à demanda da comunidade e cumprindo o papel comunitário à que se propõe, a URI/FW através do Programa URI na Escola, continua desenvolvendo, apoiando e incentivando ações que garantam o desenvolvimento regional através da educação.
Na última semana, as professoras do curso de Psicologia, Eliane Cadoná e Edinara Michelon Bisognin participaram de um evento promovido pelo Setor de Relacionamento, no Centro de Educação de Jovens e Adultos, da cidade de Maravilha, em Santa Catarina.
Na escola, as professoras palestraram para pais e alunos sobre a importância da participação da família na vida escolar.
O encontro foi avaliado como muito positivo pelos participantes, especialmente por tratar com tanta proximidade e clareza de um tema ainda considerado complexo.
Segundo Karine Ana Radavelli, Professora de Biologia do CEJA, que atua nos ensinos fundamental e médio, a palestra proporcionou um debate importante, especialmente para a escola que trabalha especificamente com a educação de jovens e adultos.
“Nós temos aqui pessoas que tem uma vivência e uma carga de conhecimento muito grande. E houve um compartilhamento bem legal, entre o público e as palestrantes. Acho que todos ficaram muito à vontade e relataram bastante fatos das suas vidas, da sua família, como lidar com isso, como melhorar. E também sobre qual é o papel da escola no meio desse processo todo. E sobre como a gente pode melhorar todo esse processo”, destacou ela.
Karine contou ainda que no estado de Santa Catarina as escolas estaduais participaram no sábado, 07, de uma atividade diferenciada.
“A proposta é que se tenha um dia em que a família possa estar na escola não para ser cobrada, não para pegar boletim, e sim para estar participando efetivamente da educação e estar convivendo também com o que acontece dentro da escola”, explicou a professora.
Sobre a realização da palestra no CEJA, através do URI na Escola, Karine afirmou que “é muito importante o papel de um psicólogo dentro da escola. Da sala de aula. Como foi debatido na palestra que nós ouvimos. Porque a escola hoje está lidando com um público muito diferente do que era 60 anos atrás. E a gente tem problemas diferentes, famílias diferentes, com vivências diferentes. E que o aluno acaba expressando isso, as vezes no mal comportamento, com hiperatividade. Isso para o professor, é muito difícil. Porque o professor não está preparado para trabalhar de maneira profissional psicologicamente falando, para ajudar esses alunos. E a gente, às vezes, se sente impotente nesse sentido. Porque a gente não consegue ajudá-los por não ter uma qualificação profissional nesse sentido”, avalia.
Karine é formada em Ciências Biológicas – Licenciatura e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Univale e atua não CEJA em Maravilha. A palestra das com a temática sobre Família foi ministrada pela professoras da URI/FW que foram acompanhadas pelo Gestor do Setor de Relacionamento da Universidade, Leandro Fritzen.