URI/FW realiza palestra para professores de Três Passos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
06/08/2021

A professora-doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (PPGEDU) da URI/FW, Luana Teixeira Porto, realizou nesta quinta-feira, 5, uma palestra para os professores da Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia do município de Três Passos. O tema da atividade foi Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) no contexto educacional.

 

Segundo a professora Luana, a abordagem da temática foi feita partindo inicialmente de uma diferenciação conceitual de ensino on-line, ensino remoto emergencial e educação a distância. Também foi abordado o que caracteriza o momento atual, da cibercultura e o papel da escola e dos professores nesse processo.

 

Durante a interação, foram indicadas ferramentas tecnológicas que podem ser exploradas no ensino, como Canva, QR-code, celular, e materiais interativos, como sites com visitas virtuais a museus de várias partes do mundo. A criação de QR-code foi uma atividade ilustrativa desenvolvida durante a palestra.

 

No final da atividade, foram discutidos os desafios apresentados a escolas e professores para uma adequada e exitosa exploração das TDICs nas atividades formativas na educação básica. A proposta consiste em oportunizar aos professores espaços para conhecimento e aprendizagem de ferramentas livres, gratuitas e de fácil usabilidade na sala de aula.

 

Segundo os professores que participaram da atividade, é importante seguir aprendendo pois o aprendizado é infinito e a escola não pode ficar alheia ao mundo tecnológico. “A professora-doutora Luana Teixeira Porto proporcionou aos professores e funcionários, um momento de excelente formação: dinâmica, prática e inovadora, nos honrou com seu conhecimento e suas experiências, superando as expectativas do grupo. Esperamos por uma próxima oportunidade”, comentaram as representantes escolares.


Confira as imagens: