Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI/FW recebe gestor estadual do Pronera
Maurício Pretto anuncia a sexta turma do curso de Tecnologia em Agropecuária e reforça o compromisso do programa com a educação do campo
A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, recebeu a visita do gestor estadual do Pronera/Incra/RS, no dia 13 de novembro. O objetivo central da agenda foi consolidar a parceria para a implementação da sexta turma do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, ofertado por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) em convênio com a universidade.
A programação, no entanto, foi além das salas de reunião e mostrou, na prática, o impacto social da iniciativa. Para conhecer os frutos dessa parceria, Pretto percorreu alguns municípios da região visitando egressos da URI. Um dos exemplos é o de Tiago Stival, agricultor e produtor de leite em Taquaruçu do Sul, que hoje também ocupa o cargo de secretário municipal de Agricultura. A trajetória de Tiago ilustra como a qualificação técnica somada ao conhecimento tradicional fortalece a gestão pública e o desenvolvimento local.
Outra egressa visitada foi Viviane Chiarello, que atua como técnica nas atividades da Cooperbio, localizada em Seberi. Seu trabalho na cooperativa, que tem foco em produção orgânica e agroecológica, demonstra a diversidade de atuação dos profissionais formados pelo curso e seu alinhamento com demandas contemporâneas do setor agropecuário.
– Conhecer a realidade dos egressos é fundamental para comprovarmos a eficácia do programa. Ver que eles estão não apenas empregados, mas sendo protagonistas de mudanças em suas comunidades, à frente de secretarias ou cooperativas, é a melhor comprovação de que o investimento em educação do campo está dando certo – afirmou Mauricio Pretto.
Durante a visita à URI, o gestor também acompanhou uma aula da turma atual do curso, conversou com os estudantes e conheceu as dependências da universidade, incluindo laboratórios e a estrutura da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen, que é uma peça-chave na metodologia de alternância – sistema de ensino no qual os estudantes intercalam períodos na universidade e em suas comunidades.
Ao final do dia, foi realizada uma reunião com a direção da URI para os encaminhamentos burocráticos e operacionais para a oferta da sexta turma do Pronera. A expectativa é que o novo processo seletivo seja lançado em breve, dando continuidade a um projeto que já formou dezenas de profissionais, qualificando a agricultura familiar e fomentando o desenvolvimento sustentável na região.