URI/FW se prontifica a auxiliar no projeto de revitalização da Praça da Fesau

Ideia foi lançada durante reunião do Conselho de Cultura realizada na universidade, no dia 29 de maio

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
03/06/2024

A direção da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu reunião no dia 29 de maio, com a presença dos integrantes do Conselho Municipal de Cultura. Na pauta, a sugestão da instituição de ensino superior para elaborar a parte paisagística do projeto arquitetônico que possa enriquecer, ainda mais, a Praça da Fesau, promovendo a interação da comunidade e valorizando a cultura local. Ainda, foram tratados os conceitos a cerca das Cidades que Educam e Transformam, podendo viabilizar espaços em que crianças, jovens, adultos e idosos possam transitar na praça, mesmo que em programações distintas.


Esta ação foi pensada, porque o Conselho tem um recurso para a revitalização do espaço público. “Como somos usuários dessa praça, entendemos que é possível a projeção de estudos para as melhorias, que serão feitas por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento, através dos alunos da Arquitetura e Urbanismo e com base nos princípios da Cátedra da Unesco, das Cidades que Educam e Transformam. O intuito é de ainda em junho socializar a ideia com o Conselho Municipal de Cultura”, disse a diretora geral da URI, Elisabete Cerutti.


Sobre a Cátedra, a diretora explica ainda que ela ajuda a pensar as áreas que a comunidade usa, para que sejam adequadas a pessoas de todas as idades. “Isso porque os espaços públicos precisam ser culturais, de convivência e educativos, porque a educação não acontece só dentro das escolas ou das universidades. Então, a ideia foi expor para o Conselho de Cultura que tanto o curso de Arquitetura e Urbanismo, quanto o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), através da Cátedra, podem aproveitar esta revitalização e trazer mais fortes estes conceitos, para que as pessoas se sintam acolhidas”, esclarece Elisabete.


No encontro ficou decidido também que a próxima etapa, a de topografia, os responsáveis pelo curso de Engenharia Civil da URI/FW é quem farão o estudo inicial para Secretaria Municipal de Planejamento.

Confira as imagens: