Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI/FW se prontifica a auxiliar no projeto de revitalização da Praça da Fesau
Ideia foi lançada durante reunião do Conselho de Cultura realizada na universidade, no dia 29 de maio

A direção da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu reunião no dia 29 de maio, com a presença dos integrantes do Conselho Municipal de Cultura. Na pauta, a sugestão da instituição de ensino superior para elaborar a parte paisagística do projeto arquitetônico que possa enriquecer, ainda mais, a Praça da Fesau, promovendo a interação da comunidade e valorizando a cultura local. Ainda, foram tratados os conceitos a cerca das Cidades que Educam e Transformam, podendo viabilizar espaços em que crianças, jovens, adultos e idosos possam transitar na praça, mesmo que em programações distintas.
Esta ação foi pensada, porque o Conselho tem um recurso para a revitalização do espaço público. “Como somos usuários dessa praça, entendemos que é possível a projeção de estudos para as melhorias, que serão feitas por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento, através dos alunos da Arquitetura e Urbanismo e com base nos princípios da Cátedra da Unesco, das Cidades que Educam e Transformam. O intuito é de ainda em junho socializar a ideia com o Conselho Municipal de Cultura”, disse a diretora geral da URI, Elisabete Cerutti.
Sobre a Cátedra, a diretora explica ainda que ela ajuda a pensar as áreas que a comunidade usa, para que sejam adequadas a pessoas de todas as idades. “Isso porque os espaços públicos precisam ser culturais, de convivência e educativos, porque a educação não acontece só dentro das escolas ou das universidades. Então, a ideia foi expor para o Conselho de Cultura que tanto o curso de Arquitetura e Urbanismo, quanto o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), através da Cátedra, podem aproveitar esta revitalização e trazer mais fortes estes conceitos, para que as pessoas se sintam acolhidas”, esclarece Elisabete.
No encontro ficou decidido também que a próxima etapa, a de topografia, os responsáveis pelo curso de Engenharia Civil da URI/FW é quem farão o estudo inicial para Secretaria Municipal de Planejamento.