URI/FW sedia a 18ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas
Encontro reuniu especialistas, produtores e acadêmicos para debater avanços, aplicações e oportunidades de mercado no setor de plantas bioativas

O Salão de Atos da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, foi palco da 18ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas, entre os dias 12 e 14 de agosto. O evento, que foi promovido pela Emater/RS-Ascar, reuniu acadêmicos, profissionais, pesquisadores e empreendedores, teve como tema “Plantas Bioativas: Saúde, Bem-estar e Mercado”.
As plantas bioativas estão presentes no cotidiano da população brasileira desde os tempos remotos. Essas plantas são aquelas que têm alguma ação sobre outros seres vivos, podendo manifestar seu efeito tanto pela presença em um ambiente quanto pelo uso direto de substâncias delas extraídas. Plantas bioativas englobam as medicinais, aromáticas, condimentares, inseticidas, repelentes, tóxicas, bactericidas, fungicidas e até mesmo aquelas de cunho místico ou religioso.
A programação contou com diversas temáticas diferentes abordadas em palestras e minicursos, além de uma feira de produtos e apresentações de trabalhos científicos. Ao todo, foram realizadas sete palestras e 36 minicursos, ministrados por especialistas de referência nas áreas de plantas bioativas. O evento teve também a participação do Coral Infantil da Escola da URI, do Departamento de Tradições Gaúchas da UFSM e CTG Rodeio da Querência, que ficaram responsáveis pelos momentos culturais.
Participaram da abertura oficial autoridades e parceiros apoiadores da programação. Na sequência, foi ministrada palestra com o pesquisador Harri Lozenzi, que discutiu a relação entre saúde e mercado das plantas bioativas, além de também apresentar conteúdos sobre o uso da inteligência artificial na identificação de plantas bioativas. Nos dias seguintes, o evento contou com palestras que abordaram sobre as diferentes terapias, aplicações, estratégias e oportunidades no emprego de plantas bioativas, bem como aspectos relacionados à segurança do uso. Além disso, os minicursos contaram com diversas temáticas em que os participantes puderam acompanhar atividades práticas relacionadas aos temas. Também aconteceu mesa redonda que discutiu a viabilidade econômica no cultivo das plantas bioativas.
Para o professor dos cursos da área das Ciências Agrárias da URI, Marcos Pinheiro, a 18ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas foi um sucesso. Segundo ele, o evento foi planejado em cada detalhe para atender profissionais de diferentes setores do agro ao social, passando a profissionais da saúde e trouxe palestrantes de destaque com temáticas técnicas e fundamentais na área das plantas bioativas. “Com os minicursos foi possível atrelar a teoria à prática. Ainda, me chamou atenção a mesa redonda das startups Fractal Biotechnology e a IsoBio, oferecendo produtos para solucionar as ‘dores’ do mercado”, ressalta o docente.
Outro momento marcante da programação foi o Espaço do Cuidado e Bem-Estar, que ofereceu atividades como massagem, yoga, meditação, reiki, escalda-pés e atendimentos de saúde, incluindo verificação de pressão arterial, testes de glicemia e serviços da Clínica Escola de Fisioterapia. A ação contou com a participação ativa dos acadêmicos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia da URI/FW, que auxiliaram diretamente no atendimento ao público.
Para a coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia da URI/FW, Verciane Cezarotto, sediar a 18ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas foi uma experiência gratificante e desafiadora. “Por ser um evento anual e itinerante, tivemos a satisfação de recebê-lo em nossa universidade. Foram três dias intensos com uma programação que promoveu debates, qualificação e troca de experiências sobre um tema que faz parte do cotidiano de todos: as plantas bioativas. Discutimos desde o fortalecimento da cadeia produtiva e oportunidades de mercado até o uso sustentável e racional, envolvendo cuidados com identificação, coleta, processamento e consumo, inclusive em situações específicas como gestação e lactação”, comenta.
O evento
A Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas (RTEPB) é um evento anual, realizado de forma itinerante no Rio Grande do Sul. Em 2025, a sua 18ª edição foi realizada na cidade de Frederico Westphalen, com organização conjunta entre a Emater/RS-Ascar, universidades, Prefeitura, Secretaria Estadual da Saúde, Codemau e empresas do setor.
- Foi um evento grandioso, que encheu nosso coração de alegria, especialmente por termos o envolvimento dos cursos na área da saúde, permitindo que nossos acadêmicos participassem e se beneficiassem desse momento ímpar – afirma Verciane.