URI/FW seleciona bolsistas para o projeto Small Farm Hub

Oportunidade é voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
26/04/2022

A URI/FW divulga edital para seleção de candidatos para bolsistas para o Small Farm Hub, do Projeto Agrotec Norte, do Programa INOVA RS, promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande Do Sul (Sict).


O período da bolsa é de 18 meses, com remuneração de R$ 3.000,00 nas regiões Produção e Norte. As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 27 de abril, mediante o envio da documentação listada no edital, que pode ser acessado no link. As bolsas são voltadas para graduados, com titulação mínima de mestre, que atuarão em equipes de execução de projeto de pesquisa, voltadas para o desenvolvimento tecnológico-industrial.



Sobre o Small Farm Hub

O Small Farm Hub é um hub de inovação que tem como objetivo se consolidar como um ambiente promotor da inovação, sendo também espaço propício ao empreendedorismo. Pioneira, a iniciativa é voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes.

Através deste projeto, será possível sensibilizar a cadeia do agro, produzir conteúdos específicos, oferecer acesso a investimentos, capacitação e metodologia para ajudar empresas do setor na cultura de inovação.  


AgroTec e Inova RS

O Small Farm Hub faz parte do Agrotec Norte, do Inova RS, feito para toda a comunidade do Estado. O Inova RS é um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul que visa incluir o Estado no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas, entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental – quádrupla hélice. 

A visão de futuro do Inova RS é que, em 2030, a região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul será referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em tecnologias associadas ao Agronegócio e à Saúde.

O Projeto Agrotec Norte é uma rede de inovações para as pequenas propriedades rurais que visa criar um movimento para o desenvolvimento e difusão de tecnologias em parceria com os integrantes da quádrupla hélice regional. Através das diversas ações e iniciativas será possível construir uma rede contínua de colaboração entre os atores do ecossistema local; gerar inovações tecnológicas a partir das necessidades específicas das pequenas propriedades no que tange aos sistemas de gestão e qualidade; melhorar os sistemas produtivos e de processamento de produtos; fomentar o desenvolvimento de máquinas, implementos e equipamentos específicos à realidade das pequenas propriedades; incentivar e fomentar a diversificação produtiva e o agroempreendedorismo sustentável.

Por se tratar de um projeto que visa fortificar o ecossistema regional de inovação, ele é constituído por diversas instituições que coordenam atividades, como a URI/FW, a Universidade de Passo Fundo, o Instituto Federal Farroupilha – Campus de Frederico Westphalen e a Agrare, bem como diversas instituições e organizações parceiras de representatividade regional.


Das atividades do bolsista

O Programa de bolsas DTI busca a estruturação e consolidação da etapa de implementação do Small Farm Hub, sediado em Frederico Westphalen, na URI. As atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista ocorrerão no câmpus da universidade, podendo algumas atividades serem realizadas remotamente. A jornada de trabalho do bolsista dependerá das demandas de implementação do HUB, não excedendo seis horas diárias, de segunda a sexta-feira.

A relação dos candidatos classificados será divulgada até o dia 28 de abril. Os candidatos selecionados deverão manifestar formalmente a aceitação da bolsa, por meio de e-mail até a data estabelecida no cronograma apresentado no edital.

Confira as imagens: